A Praça da Alfândega começa a se preparar para receber a 59ª Feira do Livro de Porto Alegre, que será realizada entre os dias 1º e 17 de novembro. As primeiras estruturas metálicas da cobertura de lona começaram a ser montadas. No total, cerca de 140 estandes ocuparão a área da praça. Segundo o engenheiro Eduardo Bergallo, responsável pela infraestrutura da Feira do Livro, a montagem deverá mobilizar cerca de 500 pessoas.
Em razão das obras de revitalização do Cais Mauá, que devem estar em andamento durante a Feira, a Área infantil e Juvenil ficará na Avenida Sepúlveda (entre a Avenida Mauá e a Rua Siqueira Campos). Ali estarão o Teatro Sancho Pança, o Centro Cultural Móvel do Sesi, o QG dos Pitocos, a Biblioteca Moacyr Scliar, a Estação da Acessibilidade e as barracas dos livreiros, além de estandes institucionais de apoiadores.
A Casa do Pensamento estará localizada na Rua Capitão Montanha, entre o Banrisul e o Museu de Arte do RS Ado Malagoli (MARGS). Já o ciclo A Hora do Educador, que também ocorria no Cais, terá atividades na Casa do Pensamento, no auditório da Livraria Paulinas (Rua dos Andradas, 1.212 (próximo à Rua General Câmara) e na Faculdade Monteiro Lobato (Rua dos Andradas, 1.180, esquina com a Rua General Câmara).
A Área Internacional ficará entre o Memorial do RS e o MARGS. Haverá, ainda, encontros com autores, para público jovem, na Tenda de Pasárgada (Rua Cassiano Nascimento, entre a Siqueira Campos e a Praça da Alfândega, nos turnos da manhã e tarde, seguidos de atividades para adultos, que ocorrerão, também, no Santander Cultural e no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo).
A Feira do Livro de Porto Alegre é a feira de livros mais antiga realizada em caráter contínuo no País e considerada a maior do gênero realizada a céu aberto no Continente Americano. Além das bancas e estandes dos patrocinadores e veículos de comunicação, conta com espaços destinados à promoção de atividades artísticas e culturais em torno do livro e da leitura.