Fifa aprova organização da Copa no RS

Comitê organizador e Fifa visitam obras do Beira-Rio e entorno e operários ganham ingresso simbólico

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A preparação para Copa do Mundo no Estado cumpriu, nesta segunda-feira (7), mais uma etapa. O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, vistoriou e aprovou a organização do Mundial no RS. Acompanhado de membros do Comitê Organizador Local - como os ex-jogadores Ronaldo e Bebeto - Governo do Estado, Prefeitura de Porto Alegre e representantes do Internacional e Construtora Andrade Gutierrez, Valcke visitou as obras do Beira-Rio e entorno do estádio. 

"Observamos o acesso facilitado ao estádio, que é legado para a cidade e para a Fifa. É muito tranquilo vir a Porto Alegre, pois é uma cidade com tradição no futebol, com dois grandes clubes e o trabalho está dentro do cronograma previsto", ressaltou o secretário-geral da Fifa. 

A comitiva visitou a obra de duplicação da Avenida Beira-Rio, no ponto do Viaduto Pinheiro Borda. Próximo ao local, há uma nova subestação de energia elétrica, com 34% de conclusão, e que será fundamental para o abastecimento energético do estádio Beira-Rio. A nova unidade elétrica da CEEE abastecerá o consumo de seis bairros da região e deve começar a operar em março do ano que vem. 

"Temos avançado em questões fundamentais para que se possa ter um evento deste porte de maneira adequada, no que se refere a energia, segurança, capacitação, no bem receber na questão da hotelaria. Temos muitas obras ainda em andamento e totais condições de bem receber e realizar aqui no RS um grande evento", resumiu o governador em exercício Beto Grill. 

As obras de entorno do estádio, consideradas fundamentais para o bom andamento das obras, também foram destacadas durante a visita da comitiva. "Nós tínhamos aqui no Brasil um atraso de trinta anos em mobilidade urbana. Com a Copa, muitas obras necessárias passaram a ser realizadas", citou o prefeito em exercício de Porto Alegre, Sebastião Melo. Todas as intervenções de mobilidade urbana no entorno do estádio, como a avenida Beira-Rio, o corredor da Padre Cacique, além do Complexo da Rodoviária e intervenções na Terceira Perimetral estarão concluídas até a Copa 2014. 

Operários ganham ingressos 
A obra no estádio Beira-Rio está 82,5% concluída. Atualmente,1,6 mil pessoas trabalham no local, que atinge seu ponto máximo com 14 guindastes em operação. Dois operários, Hozianos Costa e Antônio Santos, naturais de Pernambuco e Maranhão, respectivamente, receberam dois ingressos simbólicos da Copa do Mundo. Segundo a Fifa, todos os operários que ajudaram na construção do estádio assistirão a pelo menos um jogo no Beira-Rio durante o Mundial. 

"Vemos aqui o esforço na entrega das obras do estádio e mobilidade urbana. O governo federal tem procurado apoiar os governos e pelo que observo, vamos fazer, com esse esforço daqui um exemplo na organização da Copa", enfatizou o ministro do Esporte, Aldo Rebelo. 

"Eu e Bebeto participamos de várias Copas como jogadores e não imaginávamos a complexidade que era organizar um evento deste porte. Por isso, agora queremos que o Brasil seja reconhecido não apenas pelo bom futebol, como bom organizador de grandes eventos como este", destacou Ronaldo, que juntamente com Bebeto, é membro do Comitê Organizador Local da Copa no país. 

 

Gostou? Compartilhe