PGQP completa 21 anos

Criado em 15 de outubro de 1992, a entidade ultrapassou 1,3 milhão de pessoas envolvidas, mais de 10,5 mil organizações que aderiram ao programa

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) completa, neste dia 15, 21 anos de atuação em prol da melhoria da qualidade de vida das pessoas por meio da busca da excelência em gestão. Considerado um dos maiores patrimônios gaúchos na disseminação da Qualidade e na melhoria da gestão das organizações, o PGQP é liderado pelos empresários Jorge Gerdau Johannpeter (Presidente do Conselho Superior) e Ricardo Felizzola (Presidente do Conselho Diretor), nomes consagrados na área da Gestão. “O PGQP só tem a agradecer o engajamento e a mobilização das pessoas e organizações que deram seu apoio em prol da Busca da Excelência em Gestão. Esses resultados fantásticos, construídos no conceito da cooperação e multiplicação, portanto com o esforço de muitos,  é o que nos permite trabalhar por uma causa  sólida que nos mantém unidos, orgulhosos e com vontade de fazer muito mais e melhor”, afirma o coordenador-executivo da entidade, Luiz Ildebrando Pierry. 

Em mais de duas décadas de atuação, a entidade ultrapassou 1,3 milhão de pessoas envolvidas, mais de 10,5 mil organizações que aderiram ao programa, mais de 250 mil pessoas capacitadas e uma rede de 80 comitês setoriais e regionais focados no desenvolvimento da qualidade em todos os segmentos, entre pequeno, médio e grande porte. A entidade é responsável pelo maior evento do mundo na área da Qualidade, o Congresso Internacional da Gestão, no qual ocorre a cerimônia de premiação do Prêmio Qualidade RS que, em 17 anos de existência, entregou mais de 1,2 mil reconhecimentos. Em sua terceira edição, o Prêmio Inovação RS segue o mesmo caminho, porém reconhecendo as empresas e entidades que estão se destacando com novas ideias e projetos.

Neste ano, diante das inúmeras manifestações que tomaram o Brasil, a entidade lançou os cinco eixos prioritários para uma maior eficiência no setor público. São eles: poder para cidades, escola de resultados, governo que cumpre metas, qualidade no gasto público e fomento à atitude empreendedora.

Mundialmente, o PGQP representa o Brasil na Sociedade Americana para Qualidade (American Society for Quality – ASQ) e na Rede Mundial da Qualidade, formada por 14 países das Américas, Europa e Ásia. Há um ano, o PGQP e a ASQ formaram a QUALI – joint venture firmada pelas entidades –, que promove uma série de cursos preparatórios para certificação de profissionais, pessoas físicas, em conjunto com a entidade americana. O PGQP também atua, em conjunto com a Fundação Nacional da Qualidade, como parceiro, no Brasil, da Fundação Iberoamericana para a Qualidade (Fundibeq), entidade que promove a gestão da Qualidade nas empresas e instituições da Ibero-América, Espanha e Portugal. Existe ainda uma relação fortalecida com a Academia Internacional da Qualidade (International Academy for Quality – IAQ).

Nacionalmente, o PGQP contribui para o fortalecimento e a ampliação da rede nacional de qualidade, produtividade e competitividade, e como parceiro nas ações de melhoria da competitividade, com o Movimento Brasil Competitivo e a Fundação Nacional da Qualidade. Por quatro anos, o PGQP liderou o Fórum Nacional dos Programas Estaduais e Setoriais de Qualidade, Produtividade e Competitividade, com o coordenador executivo do PGQP, Luiz Pierry, na presidência da entidade.

Gostou? Compartilhe