A Comissão de Representação Externa aprovada esta semana para acompanhar a exumação do corpo do ex-presidente João Goulart, sepultado em São Borja, será instalada nesta sexta-feira (25), às 12h, na Sala da Presidência. A iniciativa é da deputada Juliana Brizola (PDT), atendendo solicitação da comunidade são-borjense quanto aos procedimentos que envolvem a retirada e o deslocamento para Brasília dos restos mortais de João Goulart, assim como o retorno para o Cemitério Jardim da Paz, previsto para o dia 6 de dezembro, data da morte do ex-presidente.
A Assembleia Legislativa, através de duas comissões especiais solicitadas pelo PDT, investigou em 2000 e em 2008 as circunstâncias da morte de João Goulart, o que está registrado em relatórios com depoimentos colhidos e documentos anexados. Agora, a Comissão de Representação deverá dar continuidade a esse trabalho.
A comissão da Assembleia Legislativa deverá acompanhar todos os procedimentos da exumação anunciados para o dia 13 de novembro, em São Borja, pela Secretaria dos Direitos Humanos, assim como o retorno dos restos mortais do presidente brasileiro cassado em 1964 e morto em 6 de dezembro de 1976, no exílio em sua fazenda na Argentina. Passados 38 anos da morte de Jango, as circunstâncias e a possibilidade de envenenamento nunca foram afastadas, o que poderá ser elucidado agora, através das iniciativas assumidas pela Secretaria Nacional dos Direitos Humanos. Da Comissão de Representação participam cinco deputados, indicados por suas bancadas.