Segundo dados divulgados no último boletim da Defesa Civil, nesta quarta-feira (23), o número de pessoas afetadas em todo o Rio Grande do Sul pelas chuvas que atingiram o Estado na noite de terça-feira (22), chega a 3.038 em 16 cidades. O levantamento da Defesa Civil indica que 2.408 pessoas estão desalojadas e 630 desabrigadas.
No município de Garibaldi, 30 casas foram atingidas pela chuva de granizo. Os registros indicam que ocorreu um óbito desde o começo das chuvas: um agricultor, em Santo Cristo foi atingido por uma descarga elétrica.
O município de Esteio, na Região Metropolitana de Porto Alegre, foi o mais prejudicado e na prefeitura foi montada uma Sala de Situação para que todas as ações de atendimento às vítimas sejam realizadas de forma articulada. Em Esteio, choveu em duas horas 80 milímetros, o que supera a média mensal. Equipes foram deslocadas para que as famílias dos bairros mais atingidos fossem retiradas de locais de risco.
Também estão sendo monitorados por todas as estruturas regionais de Defesa Civil os municípios de Novo Hamburgo, Três Coroas, Igrejinha, Porto Alegre, São Lourenço do Sul, Pedro Osório, Capão do Leão e Rolante.