Virtualização do ingresso de servidores estaduais entra em operação

Novo sistema promoverá o ingresso dos próximos professores nesta modalidade

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A nomeação de 85 professores publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (8) marcou o início de um novo sistema de ingresso do servidor público estadual, através de processos virtuais e não mais físicos. A implantação do ingresso virtual vem sendo desenvolvida pela Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos (Sarh) desde outubro de 2011, em parceria a Secretaria da Educação (Seduc), Procergs e Casa Civil. O novo sistema promoverá o ingresso dos próximos professores nesta modalidade. Um Grupo de Trabalho de 44 servidores destes órgãos trabalha, desde abril de 2013, nesse projeto.

De acordo com o diretor do Departamento de Planejamento Organizacional (Deorg), Fabrício Rocha, o ingresso do primeiro grupo aprovado no concurso do magistério vai permitir que os ingressos futuros, inclusive de outros concursos, também sejam feitos por meio do sistema integrado e informatizado. "Teremos um novo grupo que deve ser chamado nos próximos meses, também oriundos da seleção do magistério, e ainda os aprovados em concursos para outras secretarias e órgãos do governo também poderão ingressar desta maneira", explica.

Antes da virtualização, o tempo necessário para a inserção de um professor na folha de pagamento poderia chegar a até cinco meses a partir da nomeação. Os mutirões do ano passado já tinham diminuído este tempo mas, desde a perícia médica e psicológica até a posse, muitos procedimentos eram manuais e consumiam muito papel. Hoje, todo esse processo pode levar até 15 dias, seguindo a base legal do ingresso dos servidores. Com a informatização do sistema, todos os procedimentos são virtuais, rápidos, seguros e efetivos.

A demora acontecia porque o processo físico tramitava entre diversos departamentos dos órgãos envolvidos com baixo nível de controle. Se faltasse uma informação em um dos campos de determinado formulário, o trabalho era refeito e o resultado moroso prejudicava as garantias de direitos do ingressante e a saúde do trabalhador que executava o trabalho de ingresso. "Agora é possível ver no sistema onde está a falha e a correção do mesmo se dá rapidamente usando a plataforma digital, de qualquer departamento com acesso ao sistema", detalha Fabrício.

Para o secretário da Administração e dos Recursos Humanos, Alessandro Barcellos, a ação representa o cumprimento de uma das propostas da gestão atual, de modernizar e qualificar o serviço público: "Diminuímos de forma extrema o número de papel utilizado. O profissional passa por um processo com menos etapas, com assinaturas e laudos médicos totalmente digitalizados. Isto é racionalização e modernização do Estado", garante.

Conforme o secretário-adjunto da Sarh, Luiz Philomena, antes de 2012 havia uma demora muito grande para que os professores pudessem dar início às suas atividades. "Agora em 2013, através de um trabalho conjunto entre Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos, Secretaria da Educação, Casa Civil e Procergs, conseguimos padronizar o sistema e trazer um fluxo mais qualificado a este processo", explica.

A Sarh já estuda a possibilidade de virtualizar mais quatro processos de trabalho desenvolvendo novos sistemas: afastamento, concessão de vantagens e concessões, perícia médica - além do fluxo do ingresso que já foi desenvolvido - e aposentadoria. 

Secom

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