A rede de agências do Banrisul está recebendo pedidos de financiamento para comercialização do trigo, por meio da linha de crédito Financiamento de Garantia de Preço ao Produtor (FGPP). A iniciativa é destinada a moinhos, cooperativas, cerealistas e produtores que financiaram o custeio do cereal na instituição bancária. Já foram contratados, até esta quinta-feira (14), mais de R$ 70 milhões, com recursos próprios do banco.
Para o superintendente da Unidade de Negócios Rurais do Banrisul, Carlos Barbieri, a linha de crédito é fundamental para que as agroindústrias e cerealistas tenham recursos disponíveis para comprar trigo imediatamente após a colheita. "A medida garante que o trigo produzido no Rio Grande do Sul seja adquirido pela indústria gaúcha, evitando o 'passeio do trigo', ou seja, que o cereal seja vendido para fora e, com isso, tenhamos que importar grãos de outros Estados e países, como a Argentina e Estados Unidos, elevando o custo de produção."
Ele salienta que são beneficiados os produtores, evitando a queda acentuada de preço do produto na época da colheita, os moinhos, que terão capital de giro disponível, e a população, com preços mais acessíveis dos derivados do trigo.
Os interessados devem procurar a rede de agências do Banrisul para o encaminhamento de pedidos de financiamentos.