Conselhão debaterá imagem do RS para a Copa do Mundo

O encontro ocorrerá às 14h30, na sede do Conselhão (Borges de Medeiros, 1501, 21º andar) e terá transmissão ao vivo no site do Cdes.

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A estratégia de comunicação do Rio Grande do Sul para a Copa do Mundo de 2014 será debatida em atividade do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Cdes-RS), nesta segunda-feira (18). Planejar a promoção das potencialidades gaúchas diante da visibilidade que o Estado terá com a realização da competição é o objetivo da reunião. O encontro ocorrerá às 14h30, na sede do Conselhão (Borges de Medeiros, 1501, 21º andar) e terá transmissão ao vivo no site do Cdes.

"A provocação do Conselhão é muito importante para que a sociedade gaúcha organize a sua estratégia para o evento. Está na hora de superar uma abordagem que caracterizo como passiva frente à realização da Copa. Ao contrário de nos organizarmos para servir ao evento, o Estado e a sociedade gaúcha devem pensar a realização da Copa em Porto Alegre como uma oportunidade para a realização de nossos interesses de consolidação de imagem e percepção sobre a cidade e sobre o Rio Grande do Sul. Além do mais, é um bom momento para refletirmos entre nós sobre a nossa própria identidade", declara o secretário estadual de Comunicação, João Ferrer, que fará uma apresentação de iniciativas do Governo do Estado. 

Denominada ‘Diálogos Cdes - A Construção da Imagem do RS para a Copa 2014', a atividade reunirá conselheiros, especialistas, comunicadores, dirigentes de clubes de futebol, da Federação Gaúcha de Futebol, secretários de Estado, prefeitos, representantes do Comitê Organizador Local da Copa, da FIFA e do Ministério dos Esportes. Além do secretário Ferrer, estão confirmadas as participações dos secretários estaduais de Esporte e Lazer (SEL), Kalil Sehbe; e de Turismo (Setur), Abgail Pereira. 

O evento foi proposto pelo Conselhão a partir de sugestões dos integrantes da Câmara Temática Copa 2014. O colegiado pretende debater estratégias para que a comunidade gaúcha se aproprie do legado do Mundial e analisar os impactos sociais dos investimentos. "Esse encontro possibilitará a interlocução direta entre representantes de diversos segmentos da sociedade civil com as entidades e órgãos responsáveis pela organização da Copa, para a construção de uma estratégia conjunta voltada à promoção das qualidades do RS durante a competição", explica o secretário-executivo do Conselhão, Marcelo Danéris, que coordena a atividade. 

Conforme projeções da SEL, o estado deverá receber cerca de 50 mil estrangeiros durante os dias dos cinco jogos da Copa no RS. A competição acontecerá no Brasil de 12 de junho a 13 de julho de 2014. Entre as 12 cidades-sede, está Porto Alegre, onde ocorrerão cinco partidas, quatro pela primeira fase e uma pelas oitavas de final. Os jogos deverão ocorrer no Estádio Beira-Rio, nos dias 15, 18, 22, 25 e 30 de junho. Todas as atividades relativas ao evento podem ser conferidas no site.

Gostou? Compartilhe