Ocorrerá nesta segunda-feira, 18, na sede do MP, a partir das 9h, o “Seminário Interinstitucional da Consciência Negra – Histórias para não serem esquecidas”. Os debates vão girar em torno do tema da igualdade étnica e das políticas públicas para os povos de comunidades tradicionais do Rio Grande do Sul. O evento, organizado pelo Ministério Público, Governo do Estado e Prefeitura de Porto Alegre, terá a presença da Ministra-Chefe da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros.
O Coordenador do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos, Promotor de Justiça Miguel Velasquez, aponta que, através das palestras e discussões, os participantes compreenderão a dívida que o Brasil tem com o povo negro. “Precisamos também trabalhar com a memória e a verdade dos negros, expondo, sem vitimizações, sua importância no desenvolvimento do País e a opressão que sofreram ao longo das décadas”, afirmou.
Também irão participar de painéis do evento o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Marcelo Lemos Dornelles; o Promotor de Justiça Michael Flach; o Secretário de Estado da Justiça e Direitos Humanos, Fabiano Pereira; o Presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, Deputado Jeferson Fernandes; entre outras autoridades.