O Ministério da Educação divulgou nesta terça-feira, 3, o resultado da primeira chamada pública de pré-seleção de municípios para implantação de cursos de graduação em medicina por instituições particulares de educação superior. A iniciativa faz parte do esforço do governo federal, no âmbito do programa Mais Médicos, para ampliar o número de vagas de graduação. Devem ser criadas aproximadamente três mil vagas nos cursos.
Os 42 municípios pré-selecionados receberão visitas in loco de comissão de especialistas para verificação da estrutura de equipamentos públicos e programas de saúde existentes. O município não selecionado pode apresentar recurso fundamentado por parte do gestor municipal, no prazo de até cinco dias corridos a contar da data da publicação da portaria que traz a relação dos pré-selecionados.
A Portaria nº 646/2013, da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do MEC, com a relação dos municípios pré-selecionados para implantação de cursos de medicina por instituições particulares, foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, 3.
Lista de municípios pré-selecionados:
Bahia
Alagoinhas
Eunápolis
Guanambi
Itabuna
Jacobina
Juazeiro
Ceará
Crato
Espírito Santo
Cachoeiro de Itapemirim
Goiás
Aparecida de Goiânia
Maranhão
Bacabal
Minas Gerais
Muriaé
Passos
Poços de Caldas
Sete Lagoas
Pará
Ananindeua
Tucuruí
Pernambuco
Jaboatão dos Guararapes
Piauí
Picos
Paraná
Campo Mourão
Guarapuava
Umuarama
Rio de Janeiro
Três Rios
Rio Grande do Sul
Erechim
Ijuí
Novo Hamburgo
São Leopoldo
São Paulo
Araçatuba
Araras
Assis
Bauru
Cubatão
Guarujá
Indaiatuba
Jaú
Limeira
Mauá
Osasco
Pindamonhangaba
Piracicaba
Rio Claro
São Bernardo do Campo
São José dos Campos