Em reunião essa semana na Câmara Setorial Nacional da Cachaça do Ministério da Agricultura, em Brasília, entidades ligadas ao setor definiram importantes avanços relacionados à marca e às exportações do produto, que hoje está em menos 1% da produção nacional.
As ações se basearam em estudo de marca e hábitos de consumo feito por meio de convênio com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex). A partir do levantamento, foi criado um selo que será utilizado para reforçar a identidade do produto em todos os eventos de promoção comercial. A ideia é de que o produto se consolide como uma bebida diferenciada, versátil, atrelando uma nova imagem de brasilidade.
O Rio Grande do Sul é um dos contemplados. Capacitará garçons, donos de bares, restaurantes, formação de sommeliers de cachaça responsáveis por elaborar cartas específicas com a bebida além de harmonizações com vários pratos doces e salgados enfocando os aspectos típicos de cada região.
Segundo Fernando Andrade, coordenador da Câmara Setorial de Bebida Regional da Seapa, é um grande passo para desmistificar a bebida que ainda sofre preconceito, muitas vezes por falta de conhecimento dos avanços em qualidade. "Será possível a realização de ações coordenadas e uma linguagem única em todos os estados, utilizando a marca desenvolvida pela Apex".
Portal do Estado