A proposta de formulação de uma lista de produtos a se tornarem isentos do ICMS Interestadual será debatida em reunião nesta segunda-feira (9) no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Cdes-RS). As principais federações empresariais, da indústria, agricultura, comércio e serviços do Estado foram convidadas para a atividade, que ocorrerá às 9h, na sede do Conselhão, no Centro Administrativo do Estado (Rua Borges de Medeiros, 1.501 - 21º andar).
A proposta do encontro é de que os representantes dos setores econômicos do Rio Grande do Sul sugiram uma relação de bens essenciais que não são produzidos no território gaúcho para, em acordo com a Secretaria da Fazenda do Estado, comporem uma lista de exceção da cobrança do Imposto de Fronteira. A medida teria vigência por determinado período, para ser observação de seus efeitos.
Foram formalmente convidados para a atividade representantes da Federação das Indústrias do RS (Fiergs), da Federação de Agricultura e Pecuária do RS (Farsul), da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do RS (Fecomércio-RS), da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do RS (FCDL-RS) e da Federação das Associações Comerciais e de Serviços do RS (Federasul). Pelo Governo do Estado, participarão o secretário executivo do Cdes-RS, Marcelo Danéris, e o secretário adjunto da Fazenda, André Paiva.