Presídio de Santa Rosa realiza testes de HIV em apenados

A ação contemplou 25 apenados e ocorreu em alusão ao 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Aids.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Presídio Estadual de Santa Rosa (Pesr) em parceria com a Secretaria da Saúde do município realizou um mutirão para testagem de HIV/Aids nos detentos da casa prisional. A ação contemplou 25 apenados e ocorreu em alusão ao 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Aids. 

O mutirão foi organizado pela equipe técnica do Pesr formada pela assistente social Silvia Machado e pela psicóloga Letícia Côas, com o apoio da administração do presídio. As avaliações foram fornecidas pela Secretaria da Saúde de Santa Rosa e realizadas pelas próprias servidoras, que já haviam recebido capacitação para aplicação do exame nos estabelecimentos penais. Os detentos receberam também um aconselhamento pré e pós-exame, onde puderam esclarecer dúvidas sobre o HIV. 

O exame 
Os testes rápidos necessitam apenas de uma gota de sangue da ponta do dedo para detectar o vírus. Este procedimento leva menos de meia hora para que o paciente faça o exame, conheça o resultado e receba o serviço de aconselhamento, sendo o método mais ágil e prático atualmente.

Gostou? Compartilhe