A Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam) divulgou nesta segunda-feira (16), no Palácio Piratini, os resultados da primeira campanha de balneabilidade 2013/2014. A iniciativa faz parte das ações do Programa Verão numa Boa, em que o Governo do Estado intensifica os serviços públicos relacionados com a época de veraneio.
Dos 85 pontos monitorados, cinco estão impróprios. São eles: Foz do Rio Mampituba, em Torres, no Litoral Norte; Praia da Barrinha, em São Lourenço do Sul, no Litoral Médio; e Sans Souci, em Eldorado do Sul, e praias da Alegria e Florida, no município de Guaíba, na Região Hidrográfica do Guaíba.
Segundo o diretor-presidente da Fepam, Nilvo Silva, esses pontos apresentam a condição de impróprios de forma frequente há vários anos e são indicativos de deficiência no sistema de esgotamento sanitário.
Outro fator que pode alterar as condições de balneabilidade são as chuvas que, ao escorrer para o mar, podem levar água contaminada por esgotos. Em razão disso, Nilvo Silva ressaltou a importância do monitoramento realizado pela Fepam e dos veranistas acompanharem as placas indicativas durante todo o período do Projeto Balneabilidade, que se estende até março.
As placas do Litoral Norte, por exemplo, este ano estão maiores e mais visíveis para orientação dos veranistas. "O trabalho da Fepam é garantir a qualidade do banho em todos os pontos monitorados", afirmou.
Dos 85 pontos monitorados no Estado, em 44 municípios, 34 pontos estão localizados no Litoral Norte, 19 no Litoral Médio, 5 no Litoral Sul, 15 na Região Hidrográfica do Guaíba e 12 na Região Hidrográfica do Uruguai.
Governo do Estado