Uma força-tarefa da defesa vegetal da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) vai intensificar a partir desta segunda-feira (16) as ações de vigilância combate à incidência da Helicoverpa armigera (lagarta) nas lavouras de soja do Estado. Trinta fiscais agropecuários começam a percorrer as principais regiões sojicultoras.
A meta é monitorar 72 propriedades rurais distribuídas por 12 regionais da Seapa em Alegrete, Erechim, Estrela, Ijuí, Lagoa Vermelha, Passo Fundo, Pelotas, Rio Pardo, Santa Maria, Santa Rosa, São Luiz Gonzaga e Uruguaiana. Os integrantes da força-tarefa escolherão duas propriedades em três municípios diferentes, totalizando seis em cada regional.
Nos locais, em parceria com sindicatos rurais, escritórios municipais da Emater e cooperativas, vão conversar com produtores a respeito das melhores formas de controlar a praga, como o monitoramento e uso de inseticidas apenas quando recomendado.
Serão priorizadas as lavouras de soja que utilizem manejo integrado de pragas e que tenham no máximo cem hectares de área plantada da cultura. O monitoramento será feito semanalmente até o final da safra. Atualmente, já houve confirmação do aparecimento da lagarta em 15 cidades das 47 monitoradas.
Com informações do Governo do Estado