Com o espaço lotado, o centro de eventos do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, abrigou, ao longo desta terça-feira (17), a maior reunião de coordenadores e gestores de todas as regiões de atuação do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Mais de mil servidores participaram do IV Seminário de Agentes Regionais de Governo, encontro culminante da sequência de agendas conduzidas pela Secretaria-Geral de Governo ao longo de 2013 no interior do Estado. A reunião, aberta pelo governador Tarso Genro, consolidou um amplo balanço da gestão estadual, além de compartilhar dados sobre a percepção social dos projetos estratégicos e alinhar prioridades para 2014. Secretários estaduais e representantes dos partidos da coalização também participaram do encontro.
O governador Tarso Genro destacou os avanços conquistados pelo conjunto da gestão ao longo dos três anos de trabalho, com atenção especial à reestruturação do Estado e à retomada do desenvolvimento econômico e social. "Quando assumimos, o Rio Grande do Sul vivia uma crise de paroquialismo institucional que se refletia em uma imobilidade sobre as grandes questões do Estado", afirmou. "Nós aceitamos o desafio e superamos a visão de que, para superar a crise, era preciso suprimir investimentos".
A avaliação positiva do governador é ancorada em números. Sem aumentar impostos, o governo elevou sua arrecadação em 5,5%, além de liderar a mobilização política que resultou na renegociação da dívida com a União, iniciativa que poupará aos cofres estaduais R$ 1 bilhão por ano até 2027, quando o montante devido será quitado. Já o PIB acumulado do Rio Grande do Sul em 2013 deve crescer mais do que o dobro do Brasil, segundo projeções da FEE.