Brigada Militar lança Operação Golfinho

Ação começa neste sábado (21)

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Brigada Militar lança neste sábado (21) a Operação Golfinho 2013/2014, inserida no programa numa Boa, do Governo do Estado. A solenidade acontecerá às 10h30, em Imbé, na Praça do Daer, na Av. Beira Mar. 

A Operação Golfinho é mais tradicional da BM e a maior articulação de segurança de todo o Brasil concentrada na costa marítima de um Estado. Em sua 44ª edição, será realizada até 09 de março, novamente mobilizando efetivo, equipamentos e materiais para atender as demandas geradas pelo aumento da população na região litorânea e em balneários de águas internas, no interior do Estado, no período de veraneio. 

As ações abrangem 89 balneários, em cidades do Litoral Norte e Litoral Sul, e em 
municípios com águas internas, totalizando 489 km de área. O efetivo total da BM será de 2.385 policiais militares, sendo 1.145 para o policiamento ostensivo e 1.240 para atividades de salva-vidas. 

Os salva-vidas estarão distribuídos em 333 guaritas: 228 no Litoral Norte, 29 no Litoral Sul e 76 em águas internas. Também serão feitos policiamento rodoviário, ambiental e fazendário, além do uso de aeronaves da Corporação para ações de polícia ostensiva e para auxílio em salvamentos, resgates e buscas. 

A sede administrativa da Operação Golfinho, coordenada pelo subcomandante-geral da Brigada Militar, coronel Silanus Serenito Mello, localiza-se em Tramandaí, na antiga Colônia de Férias dos Oficiais da BM (Rua Ubatuba de Farias, 469). 

O Núcleo de Projetos Sociais da Seção de Comunicação Social da BM desenvolverá, ao longo de todo o período e em quase todos os balneários, os programas institucionais Salva-vidas Mirim, que orienta crianças de 7 a 11 anos sobre os cuidados necessários para um banho de mar seguro, entre outros temas; Salva-vidas Master, instruindo os adultos e aproveitando a sua experiência para torná-los multiplicadores de conhecimentos sobre condutas seguras nas águas; e o Patrulheiro Ambiental Mirim, que passa informações para crianças e adolescentes, por meio de atividades lúdicas, para práticas saudáveis com o meio ambiente. Também é realizado o programa Patrulha do Mar, em parceria com o Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Ceacria) de Capão da Canoa, destinado a crianças e adolescentes em vulnerabilidade desse município. 

Gostou? Compartilhe