Estado alcança marca de mil pregões eletrônicos

Valor representou economia de 14% em relação ao preço de referência dos objetos de compra previsto nos editais.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Subsecretaria da Administração Central de Licitações (Celic) publicou no Diário Oficial do Estado dessa quinta-feira (19) a data do milésimo pregão eletrônico de 2013. O certame será no dia 7 de janeiro de 2014, para a aquisição de materiais para instalação do sistema de gerenciamento de mídias digitais equipamentos para a TVE, da Fundação Cultural Piratini. É a primeira vez que a Celic alcança esta marca dentro do período de um ano. A modalidade pode ser usada na compra de bens e serviços comuns para atender às secretarias do Estado. A maioria dos certames foram para a contratação de terceirizados e serviços de manutenção. 

Em 2010, o Governo do Estado fechou 12 meses com 658 pregões e um total de R$ 486,2 milhões. O valor representou economia de 14% em relação ao preço de referência dos objetos de compra previsto nos editais. A realização de mil pregões em 2013 deve somar mais R$ 600 milhões em compras e economia de 28% em relação ao valor dos editais. De acordo com a subsecretária da Administração Central de Licitações, Nizani Torres, o volume de compras reflete os investimentos da gestão atual em projetos e programas de várias áreas do governo. 

A subsecretária ainda atribui a economia à maior participação dos fornecedores, graças à modernização do sistema eletrônico de compras. Nos últimos três anos foram feitas atualizações no software, facilitando a participação dos licitantes. "Antes o processo era virtual, mas a documentação era física. Hoje em dia até mesmo os recursos são informatizados. Os fornecedores também podem acessar as propostas de preços e documentação de todos os participantes, tornando os certames transparentes", explica. 

Gostou? Compartilhe