Novos secretários tomam posse no Palácio Piratini

Os novos titulares substituem, respectivamente, Ciro Simoni, Kalil Sehbe, e Afonso Motta.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Os novos secretários da Saúde, Sandra Fagundes; do Esporte e Lazer, Ricardo Petersen; e do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Jorge Branco tomaram posse nesta segunda-feira (23), em solenidade no Palácio Piratini. Os novos titulares substituem, respectivamente, Ciro Simoni, Kalil Sehbe, e Afonso Motta. 

O governador Tarso Genro destacou que "o Rio Grande do Sul está crescendo de maneira pluripartidária e integrado com a sociedade". Para Tarso, a escolha dos novos secretários teve como critério o "comprometimento para não haver rupturas e continuidade nos projetos, agregando ao governo". 

A nova titular da Saúde, que ocupava o cargo de diretora do Departamento de Ações da pasta desde 2011, fez um levantamento das ações da secretaria nos últimos três anos. "Reforçamos o atendimento de urgência e emergência. Já acompanhamos 68% das famílias do Bolsa Família, número que pretendemos ampliar, e vamos trabalhar por mais saúde para todos os gaúchos", ressaltou. "Tenho certeza que o trabalho permanecerá, com destaque para nosso trabalho de recuperação do orçamento da Secretaria de Saúde", disse Ciro Simoni. 

"Tenho plena convicção que não será uma tarefa fácil por ser um ano de Copa do Mundo e eleições", ressaltou o novo secretário do Esporte, Ricardo Petersen, que automaticamente assume o cargo de coordenador do Comitê Gestor da Copa. "O Comitê tem trabalhado incansavelmente com as esferas governo e sociedade para que a Copa seja um sucesso e tenho certeza que será", projetou. A política de esporte desenvolvida nos últimos três anos também foi lembrada pelo ex-secretário Kalil Sehbe. "Estarei atuando, a partir de agora, como voluntário, pois acredito no que foi feito, e lembro que, agora, o RS tem uma política de esporte que educa, disciplina e dá saúde física e mental". 

Jorge Branco disse que, em conjunto com os municípios, "vamos encontrar soluções gradativas, inseridas neste novo pacto federativo, no qual parte dele está em votação no Congresso Nacional e é fundamental para beneficiar estas cidades e o Governo do Estado. Buscamos, portanto, manter esta relação republicana e buscar com que os municípios continuem crescendo com Estado". Ao deixar o Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Afonso Motta afirmou que considera ter realizado "um trabalho de efetividade neste espaço que é de acolhimento das propostas dos prefeitos, para que estes participem, de fato, do governo". 

Governo do Estado

Gostou? Compartilhe