Para os guias de turismo, os meses de janeiro e fevereiro são de muito trabalho e, a partir desta segunda-feira (6), também de capacitação. É que começou a primeira turma do curso gratuito de Qualificação de Guias de Turismo, do programa TchêQualifica, em Porto Alegre.
A turma tem 20 inscritos no turno da manhã e 19 no turno da tarde. Com aulas todos os dias, a formação ocorre na Faculdade Senac (Rua Coronel Genuíno, nº 130), com previsão de encerramento no dia 14 de março.
O TchêQualifica é um programa de qualificação profissional que conta com o investimento de R$ 668 mil em recursos próprios da Secretaria do Turismo (Setur/RS) e tem como objetivo buscar a excelência em hospitalidade para a Copa 2014.
A ação abrangerá as regiões de Porto Alegre, Litoral Norte, Fronteira Gaúcha, Uva e Vinho, Campos de Cima da Serra, Vale do Taquari e Rota das Terras Encantadas.
Sueli Ribeiro, guia de turismo há mais de 40 anos, falou da importância do curso. "Parabenizo a iniciativa da Setur, pois nosso setor precisa de constante qualificação. Se eu tivesse a chance de escolher outra profissão hoje, ainda sim, seria guia de turismo, e aqui neste Estado. O Rio Grande do Sul tem tradição, história e é muito hospitaleiro", disse Sueli, que é presidente do Sindicato dos Guias de Turismo do RS.
Divididos em três módulos - atendimento ao turista, inglês para atendimento ao turista I e inglês para atendimento ao turista II -, os cursos, com carga de 160 horas, têm como público-alvo taxistas, comerciários, frentistas, motoristas, cobradores e guias de turismo. A meta da secretaria é qualificar 800 pessoas em todo o Estado até maio deste ano.
As aulas do TchêQualifica são ministradas por professores do Senac da área de idiomas, organização do turismo e atendimento, devidamente qualificados e habilitados para a captação e gestão de projetos e convênios com setor público e privado.
Os interessados em participar das próximas turmas dos cursos de capacitação deverão preencher a ficha de inscrição disponível no site da Secretaria de Turismo e enviar para o e-mail [email protected]. Informações pelo telefone (51) 3288-5431.