As metas para o serviço de defesa agropecuária neste ano foi pauta de reunião, nesta segunda-feira (13), com os supervisores regionais da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa). Detectar as deficiências nas adesões por parte dos municípios ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial (Susaf) foi o principal assunto em debate do encontro, na sede da secretaria, em Porto Alegre.
O secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, discutiu a capacitação dos novos servidores - aprovados no concurso público realizado no final de 2013 -, a modernização do serviço de defesa, além dos desafios para alcançar a meta de 100 adesões ao Susaf. Entre eles, a reestruturação do serviço administrativo para maior agilidade nos processos de adesão.
Entre os destaques, está a necessidade de padronização de ações no processo de inspeção para que o empresário/produtor tenha segurança com relação ao que está sendo exigido, aliado ao bom senso, e uma abordagem capacitada durante a fiscalização dos estabelecimentos.
O secretário adjunto, Claudio Fioreze, salientou que até o final do mês será apresentado um programa de pós-graduação dos novos servidores nas suas áreas específicas de atuação. Os supervisores regionais também deverão passar por capacitação para o suporte técnico aos novos funcionários e será feito um trabalho de atualização dos servidores mais experientes.
Dipoa com nova coordenação
Durante o encontro, também foi apresentado o novo coordenador da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Animal, Luiz Fernando Dalcin, que já era coordenador regional da Agricultura no Vale do Taquari e também coordenador da Câmara Setorial de Suínos e Aves. Ele assume a Dipoa no lugar de Ângela Souza.
Na oportunidade, Dalcin declarou que, sabendo da competência de muitos para ocupar o cargo, é uma satisfação ter recebido o convite do secretário Mainardi. "Podemos ver pela procura que teve o concurso público que muitos gostariam de estar aqui no nosso lugar. Portanto, é um orgulho assumir a função e participar dessa competente administração", afirmou.
Metas para a defesa sanitária em 2014 são definidas
· 1 min de leitura