Mobilização por novos telecentros no RS

Expansão dos serviços passa a ser estudada

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Em razão do grande número de atendimentos na Casa de Governo junto à freeway, em Gravataí, integrantes da Secretaria do Turismo (Setur-RS) e da Assessoria de Inclusão Digital do Gabinete do Governador reuniram-se nesta terça-feira (4), no Palácio Piratini. O encontro serviu para tratar da expansão destes serviços, por meio da colocação de novos telecentros neste e em outros Centros de Atenção ao Turista (CATs). 

A casa está localizada no km 70 da BR-290, em frente ao Posto da Polícia Rodoviária Federal, e desde o dia 10 de janeiro soma-se ao trabalho de 18 CATs temporários no litoral, engajados no programa Verão Numa Boa. Neles o Governo do Estado envolve várias secretarias na tarefa de colocar à disposição da população serviços como verificação e regularização de multas junto ao Detran, empréstimo de livros pela Corag, sinal de internet gratuito (wi-fi) pela Procergs, informações aos turistas sobre roteiros, locais de hospedagem, além de comodidades como oferecimento de água gelada e sanitários. 

Tanto no caso dos CATs temporários pelo litoral quanto nos outros 31 permanentes espalhados pelo Estado, a operação baseia-se na cedência de espaço pelas prefeituras locais, cabendo à Setur-RS o oferecimento de pessoal treinado para atender às demandas de turistas e veranistas. A assessora de Inclusão Digital do Gabinete do Governador, Vera Spolidoro, e a secretária do Turismo, Abgail Pereira, estão articulando agora uma ação conjunta para viabilizar mais telecentros naquelas instalações. 

"A assessoria de Inclusão Digital oferece computadores e demais estruturas necessárias para funcionamento dos telecentros em todos os CATs", informa Vera Spolidoro. "A Setur-RS tratará do treinamento dos atendentes, bem como de material de sinalização, promoção e divulgação desses serviços junto ao público daqueles locais. Os CATs têm de informar quem chega por meio de um serviço qualificado e bem equipado e também atender os cidadãos em suas necessidades de serviços", afirmou Abgail Pereira. 

A Setur-RS investe na construção de mais 9 CATs e reforma de outros dois no Rio Grande do Sul. A região de fronteira com Argentina e Uruguai ganhará nove Centros de Atenção ao Turista até junho de 2014, além da reforma de dois na Capital (aeroporto e rodoviária). Para isso a secretaria captou recursos de R$ 4 milhões junto ao Ministério do Turismo e ofereceu R$ 872 mil em contrapartida. O programa Verão Numa Boa mobiliza 7 mil servidores de 34 órgãos estaduais para oferecer 585 serviços nas mais diversas áreas. 

 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul

Gostou? Compartilhe