O secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil, lamentou a morte do cantor, instrumentista e compositor gaúcho Giba Giba ocorrida nesta segunda-feira (3) em Porto Alegre. "O Estado perde um dos grandes nomes da percussão e um dos bravos atuantes pela causa da cultura dos negros no Rio Grande do Sul", disse.
Natural de Pelotas, Gilberto Amaro do Nascimento ficou conhecido como Giba Giba e além da carreira de mais de 40 anos como músico, desenvolveu uma forte atuação junto aos movimentos negros no Estado.Foi um dos fundadores e primeiro presidente da escola de samba Praiana, de Porto Alegre.
Giba Giba se tornou um percussionista reconhecido em todo o país, sendo considerado um dos maiores expoentes no uso do tambor sopapo, instrumento que traduz muito da identidade musical gaúcha. Criou e participou de festivais de música, foi conselheiro de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul e laureado cidadão emérito de Porto Alegre pela Câmara de Vereadores. Ele também é o autor do projeto cultural Cabobu, que resgata da memória cultural Rio Grande do Sul.
Secretário da Cultura lamenta a morte de Giba Giba
· 1 min de leitura