Defesa Civil Estadual divulga números das ações em 2013

Em novembro passado, foi feito simulado para grandes eventos no estádio Cerâmica, em Gravataí

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Governo do Estado, através da Coordenadoria de Defesa Civil, divulgou, nesta sexta-feira (7), os números finais da Campanha do Agasalho, dos materiais arrecadados e distribuídos às famílias em situação de risco e dos cursos e treinamentos realizados no ano de 2013. 

A Defesa Civil distribuiu a comunidades atingidas por alagamentos, vendavais e enchentes 28.971 telhas, 1.500 kits de dormitórios e 1.372 cestas básicas, com o objetivo de minimizar as situações de adversidades em que as famílias se encontravam. 

Durante a Campanha do Agasalho, que ocorreu entre os meses de julho e setembro de 2013, foram arrecadados e distribuídos 1.389.830 mil donativos (roupas, sapatos, material de higiene) e 30.786 quilos de alimentos. 

Cursos
Conforme os dados, também foram realizados 87 instruções no ano passado, como cursos, operações e simulados em todo Estado, em parceria com o Ministério da Integração Nacional e municípios. As atividades foram desenvolvidas com foco na educação e orientação das comunidades, a fim de orientar sobre os procedimentos e condutas de como proceder na ocorrência de eventos adversos. 

Ainda em 2013, o Estado organizou o 1º Simulado Internacional de Catástrofes na fronteira entre Brasil e Uruguai, nas cidades de Santana do Livramento e Rivera. A atividade envolveu a simulação de resposta a um grande desastre, provocado por vendaval. O exercício foi realizado em vários locais simultaneamente.

Inicialmente, foi simulado um incêndio florestal, provocado por raios. Duas escolas foram evacuadas, além da simulação de um grande incêndio em um dos maiores edifícios da cidade. A principal finalidade deste tipo de atividade é exercitar o plano de contingências dos municípios para as respostas aos grandes desastres.

Gostou? Compartilhe