Governador participa do lançamento da Expodireto

Lançamento oficial da 15ª edição da feira acontece em Não-Me-Toque

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O município de Não-Me-Toque é considerado como a capital nacional da agricultura de precisão, o que faz da Expodireto Cotrijal uma referência internacional. Nesta segunda-feira (10), o governador Tarso Genro participou do lançamento oficial da 15ª edição da feira, que segue até 14 de março. A cooperativa Cotrijal abrange atualmente 14 municípios do Estado. 

O governador falou sobre o crescimento industrial de 6,8% do Rio Grande do Sul - que ultrapassou São Paulo -, e também do apoio do governo para o desenvolvimento da feira. "O Estado é parceiro da Expodireto e continuará sendo. Vivemos um momento de alta complexidade no mundo inteiro, vivemos uma época de globalização financeira galopante, que dá força para o crescimento do Rio Grande do Sul e do país", disse Tarso, ressaltando que as novas tecnologias geram impacto, mas ainda não de maneira integral, porém a Expodireto é sinônimo de apropriação deste desenvolvimento e de relações internacionais. 

"O crescimento de 6,8% no setor industrial nos dá a capacidade de expor o Estado com bases produtivas industriais de geração e distribuição de renda. Temos índices invejáveis em relação ao resto do país, e uma boa safra se faz com capacidade de trabalho e empreendedorismo, com a ajuda das chuvas, mas também de programas de governo, como o Mais Água, Mais Renda. Em eventos como este, não somos homens de partidos, mas sim homens de Estado", afirmou o governador. 

O presidente da Cotrijal e da feira, Nei César Mânica, salientou a importância do comprometimento dos gestores públicos para o desenvolvimento do agronegócio. "A expectativa para 2014 é pela possibilidade de bons negócios, como também de uma maior integração social, econômica e cultural entre nações. Faremos uma grande feira, contribuindo cada vez mais para o crescimento do nosso país", declarou, destacando que na última edição participaram 74 países dos cinco continentes. 

No espaço destinado à mostra de máquinas e implementos agrícolas, ocorrerá o lançamento de novas tecnologias, tornando-o um local diferenciado de conhecimento e oportunidades de negócios. Em 2013, mais de 200 mil pessoas visitaram os 84 hectares de feira, que gerou R$ 2,5 bilhões em negócios. 

A prefeita em exercício de Não-Me-Toque, Teodora Lutkmeyer, disse que o título do município, de capital nacional da agricultura de precisão, é fruto do trabalho dos produtores que, associados com o poder público e apoio institucional, fomentam a infraestrutura, que é de fundamental importância para o crescimento da região, do Estado e do país. 

A primeira edição da Expodireto foi realizada em março de 1999, pela Revista Plantio Direto em parceria com a Emater/RS-AScar, em Carazinho. A partir do ano 2000, o evento começou a ser realizado na área demonstrativa da Cotrijal e, em 2006, adquiriu abrangência nacional e internacional como uma mostra de produtos e serviços de tecnologia intensiva e um centro de debates sobre os principais produtos regionais, como a soja e o milho. 

Acompanharam o governador o secretário de Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, o adjunto de Infraestrutura e Logística, João Matos, o presidente do Instituto Riograndense do Arroz (Irga), Claudio Pereira, entre outras autoridades estaduais e municipais.

 

Gostou? Compartilhe