R$ 158 mil para projetos esportivos do RS

Secretaria do Esporte e do Lazer e Fundergs assinaram 11 convênios

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O secretário estadual do Esporte e do Lazer (SEL), Ricardo Petersen, e o presidente da Fundação de Esporte e Lazer do RS (Fundergs), Claudio Augusto Silva Gutierrez, assinaram, nesta terça-feira (11), 11 convênios com entidades esportivas do Rio Grande do Sul. No total, serão destinados cerca de R$ 158 mil para a realização de eventos em diversas cidades do Estado. 

Para o secretário Petersen, os convênios colaboram para a democratização do esporte, uma das linhas de atuação da SEL. "Nosso objetivo é desenvolver o esporte nas mais diferentes manifestações, seja de alto rendimento ou de lazer, e nas diversas faixas etárias e condições. Estamos trabalhando para que a prática desportiva seja a mais abrangente possível", destacou Petersen. 

A visão é compartilhada pelo presidente da Fundergs, Claudio Gutierrez. "Estamos desenvolvendo uma política que atinja a integralidade do esporte, tanto de alto rendimento quanto os projetos sociais", destacou.

Projetos beneficiados
Em Porto Alegre, a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) realizará a 2º Corrida Cross Country - no Parque Natural Morro do Osso; o Esporte Clube 2014 promoverá a I Copa Sul Social de Futebol 2014; a Federação Gaúcha de Rugby, a 1ª etapa do Torneio Sul Brasileiro de Rugby Feminino - Liga SUL 2014; e o Instituto General de Ensino realizará o 2º General Games Jiu Jitsu & Submission. 

Conforme Giovane Toigo, vice-presidente administrativo da AABB, a corrida deve reunir um público de cerca de 200 pessoas. Já o diretor técnico da FGRugby, Daniel Loureiro, confirmou que com o incentivo da Fundegrs e da SEL a modalidade tem se desenvolvido no Rio Grande do Sul. "No país, somos o segundo Estado em número de times", destacou. 

Na Região Metropolitana, a Associação Canoense de Caça, Pesca e Tiro promoverá o Torneio de Abertura Campeonato Vale do Sinos de Bocha. Em Tavares, será realizado o Campeonato Futebol de Verão. Em São Leopoldo, e a Associação Leopoldense de Esporte e Cultura (Alec) fará a Corrida & Saúde. Em Mostardas, a Associação Comunitária Doutor Edgardo Pereira Velho promoverá o projeto esportivo Cidadão do Futuro, com o "Torneio Intercâmbio Escolar Municipal e Intermunicipal 2014". 

Ainda na Grande Porto Alegre, a Guahyba Associação de Canoagem (GAC) realizará a I Etapa da Copa Guaíba de Canoagem 2014, e a Sociedade Cultural e Meio Ambientalista Embrião, de Alvorada, promoverá o "Esporte Xadrez: Cidadania e Inclusão".

Sobre o evento de Alvorada, a presidente da entidade, Janete Soares dos Santos, destacou que essa é a primeira vez que o xadrez para cegos é realizado. "O xadrez contribui bastante para a educação. O objetivo é a inclusão social e a educação ambiental, que também será tratada no evento", afirmou. O presidente da GAC, Caio Daniel Scmitt, ressaltou que a I Etapa Copa Guaíba terá a participação de mais de cem atletas. 

Já no litoral, a Associação dos Surfistas de Torres (AST) promoverá o AST Pro/AM 2014, primeira etapa do Circuito Brasileiro de Surfe. 

 

Agência Brasil

Gostou? Compartilhe