Termina nesta sexta-feira (14) o prazo de inscrição para o curso pré-vestibular gratuito do Governo do Estado. Oferecido pela Secretaria de Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH), por meio do Programa de Oportunidades e Direitos (POD), o curso é voltado para estudantes de baixa renda e que estejam cursando ou tenham concluído o Ensino Médio em escolas públicas. As inscrições são feitas pelo site www.agoravocepode.org.br.
São duas mil vagas em todas as regiões do Estado e não há limite de idade para ingressar no curso. No site, constam os documentos necessários e o formulário de inscrição, que o candidato deverá entregar. As aulas terão início no dia 10 de março.
Criado pela SJDH, em 2011, em Porto Alegre e Santa Maria, o pré-vestibular chega, em 2014, a 28 cidades. O curso tem foco nos vestibulares das universidades federais, mas prepara também para o ENEM e possui uma equipe técnica que assessora os alunos na obtenção de bolsas e benefícios em instituições particulares, como o Prouni e o Fies. A partir deste semestre, o curso será executado pela Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi).
De acordo com o secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira, o pré-vestibular do POD representa uma oportunidade de crescimento através da educação. "É um projeto de alta qualidade, que conta com professores experientes e uma excelente equipe técnica. O POD foi criado com a ideia de que, se gerarmos as oportunidades, as pessoas aproveitam e crescem. E o pré-vestibular é justamente isso: uma ferramenta de crescimento e realização de sonhos", afirma Fabiano.
Documentação a ser entregue
Fotocópias legíveis do Histórico Escolar do Ensino Médio; Declaração oficial do estabelecimento de ensino, no caso de estar cursando o 3º ano do Ensino Médio. A declaração deverá ser apresentada com o Histórico Escolar da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio ou boletins de desempenho; Carteira de identidade do candidato; Cadastro de Pessoa Física (CPF) do candidato (caso não possua, pode ser utilizado o do responsável); Comprovante de Residência (conta de água, luz ou telefone); Certidão de Nascimento do Candidato, para aqueles que fizerem opção pela Reserva de Vagas (cotas) e se autodeclararem afrodescendentes ou indígenas. Comprovante de renda próprio ou do responsável:
a) Empregado ou responsável empregado: Contracheque ou holerite, referente ao mês de dezembro de 2013 ou janeiro de 2014, próprio ou do responsável pela renda familiar.
b) Autônomo: Declaração de próprio punho informando a atividade exercida e estimativa de remuneração mensal.
c) Desempregado: Fotocópia da Carteira de Trabalho com identificação pessoal e a data de demissão ou comprovante de seguro-desemprego.
d) Do Lar: Declaração de próprio punho de que não exerce atividade remunerada.
e) Aposentado, Pensionista ou em Benefício Social: Fotocópia de comprovante da aposentadoria, da pensão (extrato bancário) ou dos benefícios sociais que recebe da Previdência.