44ª Operação Golfinho registra 1.253 salvamentos

O trabalho de prevenção realizado pela corporação é um dos mais intensivos na beira da praia, o que tem alcançado resultados positivos

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A 44ª Operação Golfinho divulga diariamente o número de salvamentos ocorridos nas praias gaúchas. Até o momento, 1.253 pessoas em situação de perigo já foram resgatadas. Conforme o boletim divulgado nessa quinta-feira (13), foi registrado 1.056 salvamentos no Litoral Norte, 93 no Litoral Sul e 104 nos balneários de águas internas, como rios e lagoas. 

O trabalho de prevenção realizado pela corporação é um dos mais intensivos na beira da praia, o que tem alcançado resultados positivos, já que os dois óbitos registrados até agora foram em locais impróprios para banho, ou seja, aqueles onde não há cobertura de salva-vidas. 

Conheça os principais cuidados que se deve ter ao entrar no mar:

- Águas Internas: com espaço de banho bem maior do que as praias de água salgada, o banhista pode caminhar muitos metros com a água na barriga e, por este motivo, o local para banho é delimitado para que, em caso de afogamento, o salva-vidas possa chegar o mais rápido possível na vítima.

- Litoral Norte: as áreas de demarcação para a prática de pesca e surfe foi fundamental para a melhoria das condições das atividades, assim como as áreas de escape. O primeiro cuidado que as pessoas devem ter ao chegar à praia é perguntar ao salva-vida qual o melhor local para tomar banho. Também é preciso verificar a situação das bandeiras, que conforme padrão internacional tem as cores de um semáforo (vermelho, amarelo e verde).

- Litoral Sul: a praia do Cassino é a única do Estado que permite a circulação de veículos na beira-mar, o que a torna uma área de risco, não só pelas condições do mar em determinados dias, mas pelo cuidado que se deve ter principalmente com jovens e crianças. A orientação é para que as pessoas se dirijam às áreas de cobertura dos salva-vidas, junto aos locais de abrangência das guaritas.

Condições que oferecem maior risco:

- Utilizar objetos flutuantes, como colchões infláveis, boias e câmaras de caminhão; 
- Entrar no mar com fones de ouvido; 
- Comer demasiadamente antes do banho de mar; 
- Consumir bebida alcoólica; 

Horários de funcionamento das guaritas de salva-vidas:

- Guaritas permanentes: 8h30 às 19h30 
- Guaritas não permanentes: 9h30 às 13h30 e das 15h30 às 18h30 - localizadas prioritariamente em balneários de águas internas 

Conheça o significado das bandeiras:

Vermelha - Mar perigoso 
Amarela - Mar que requer atenção no banho 
Verde - Mar mais sereno, propicio ao banho 
Azul - Aparece embaixo da bandeira do dia indicando que há uma pessoa encontrada 

Gostou? Compartilhe