Em cerimônia informal, a presidente Dilma Rousseff deu o pontapé inicial da inauguração do estádio Beira-Rio, nesta quinta-feira (20), em Porto Alegre. Também participaram do ato o governador Tarso Genro, o secretário-geral da Fifa, Jèrôme Valcke, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o presidente do Internacional, Giovani Luigi, o CEO do Comitê Organizador Local (COL), Ricardo Trade, e o ex-jogador e também membro do COL, Ronaldo Nazário.
"O Rio Grande do Sul está pronto para receber grandes jogos e o estádio Beira-Rio é uma amostra do que veremos na Copa", afirmou o governador Tarso Genro. No gramado que receberá cinco jogos da Copa do Mundo, Dilma foi recebida pelos jogadores do Internacional. Coube ao capitão D'Alessandro receber o toque da presidente, que selou a apresentação de mais um estádio da Copa com as obras concluídas.
Até o final de maio, quando a Fifa assume o Beira-Rio, a construtora deve fazer melhorias e reparos necessários. Diversos eventos testes, incluindo um show de inauguração e um amistoso internacional serão realizados a fim de avaliar a preparação do estádio para o megaevento. O primeiro jogo da Copa no estádio gaúcho ocorrerá no dia 15 de junho, um duelo entre França e Honduras.
Acompanhada do governador Tarso Genro, Dilma cumprimentou os operários. "Está muito lindo, vocês estão de parabéns por esta obra de arte", teria dito a presidente aos operários. A presidente também recebeu um quadro com a foto do estádio e uma camiseta do Internacional, cujo modelo foi recentemente lançado e é voltado para Copa do Mundo.
Também integraram a comitiva o secretário de Esporte e Lazer, Ricardo Petersen, de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, João Motta, de Turismo, Abgail Pereira, o coordenador-executivo do Comitê Gestor da Copa (CGCopa), Mauricio Santos, o secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes e o presidente da Brio (consórcio responsável pela gestão do estádio), Marcelo Flores.
Jogos da Copa no Beira-Rio
Domingo (15/06) - França x Honduras - 16h
Quarta-feira (18/06) - Austrália x Holanda - 13h
Domingo (22/06) - Coreia do Sul x Argélia - 16h
Quarta-feira (25/06) - Nigéria x Argentina - 16h
Segunda-feira (30/06) - Vencedor do Grupo G x 2º colocado Grupo H - 17h