O Observatório do Turismo e o Estudo de Competitividade de 26 destinos turísticos do Rio Grande do Sul serão apresentados pela secretária de Estado do Turismo, Abgail Pereira, na próxima semana, dia 12 de março, às 17h, no Galpão Crioulo do Palácio Piratini.
A criação do Observatório do Turismo serve à produção de dados, proposição de soluções e sistematização/monitoramento de informações que embasarão a tomada de novas decisões, sejam elas públicas ou privadas. Demandado pelo Plano de Desenvolvimento do Turismo, ele analisará o desenvolvimento socioeconômico do setor e identificar tendências.
"Com o Estudo de Competitividade, a Setur-RS amplia o alcance de uma ferramenta de planejamento e gestão para 26 destinos turísticos do RS, útil tanto para o poder público quanto para a iniciativa privada. Isso aumenta a eficiência e a eficácia de investimentos através da estruturação de estudos com geração, sistematização e monitoramento de dados e informações sobre o turismo gaúcho", afirma a secretária do Turismo, Abgail Pereira.
De acordo com a titular da pasta, o objetivo é mensurar a capacidade de um destino de gerar negócios nas atividades relacionadas com o setor de turismo, de forma sustentável, proporcionando ao turista uma experiência positiva. "A esses 26 soma-se investimento semelhante feito pelo Ministério do Turismo em 65 destinos indutores do turismo no país, sendo três deles no Estado: Porto Alegre, Gramado e Bento Gonçalves", salientou Abgail.
Com 29 cidades atendidas, o RS tem a maior cobertura do gênero no Brasil. São analisados: infraestrutura geral, acesso, serviços e equipamentos turísticos, atrativos turísticos, marketing, políticas públicas, cooperação regional, monitoramento, economia local, capacidade empresarial, aspectos sociais, aspectos ambientais e culturais, todos com suas respectivas variáveis.
Resultados para apresentação
· 1 min de leitura