Centenas de pessoas participaram, nesta quinta-feira (06), da segunda etapa do RS Mais Igual, que vai garantir mais oportunidades de emprego e geração de renda para as famílias beneficiárias do programa. O encontro aconteceu no Galpão Crioulo da FURG, em Rio Grande.
Carlos Pestana, secretário da Casa Civil, pasta responsável pelo programa, explicou às famílias como acessar os cursos de qualificação profissional disponibilizados pelos governos federal, estadual e municipais: "No ano passado viemos aqui em Rio Grande para anunciar o direito de vocês a uma vida com mais renda. Hoje, viemos conversar sobre esse que consideramos o segundo passo, que vai garantir que efetivamente vocês melhorem de vida".
Durante o evento, as mulheres, que representam quase a totalidade dos titulares do benefício, esclareceram dúvidas sobre o funcionamento do programa e apontaram quais os cursos de qualificação profissional desejam se matricular. Para Maria Therezinha de Freitas, mãe de três filhos, essa é uma oportunidades de aprender uma nova profissão e, ainda assim, manter a atenção na educação dos filhos. "Pensei em fazer o curso de costura. Na hora em que as crianças estiverem na escola eu aprendo e depois trabalho de casa mesmo", afirmou.
No próximo dia 17, em evento no Palácio Piratini, será divulgado um estudo realizado em parceria com a UFRGS que aponta que mais de três mil famílias já melhoraram de vida e não dependem mais do programa. Até o final de fevereiro, 67 mil famílias foram incluídas no RS Mais Igual. A meta do programa é garantir, até o final de 2014, o acesso à renda e oportunidades profissionais para 306 mil pessoas que vivem em situação de extrema pobreza no Rio Grande do Sul.