Delegações internacionais visitam 15ª Expodireto

Feira ocorre de 10 a 14 de março

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Governo do Estado receberá uma série de comitivas internacionais durante a 15ª edição da Expodireto Cotrijal, que ocorre de 10 a 14 de março, no município de Não-Me-Toque. A feira é reconhecida mundialmente pela promoção do agronegócio e das novas tecnologias no setor.

As visitas serão coordenadas por meio de uma parceria entre a Divisão de Relações Consulares da Assessoria de Cooperação e Relações Internacionais (Acri), Cotrijal e embaixadas do Brasil. Serão recepcionadas 19 delegações integradas por embaixadores, além de outras comitivas compostas por autoridades governamentais.

Com o objetivo de promover ainda mais a internacionalização da feira, esta edição da Expodireto terá uma área internacional com 150 importadores, onde estão previstas cerca de 3.500 rodadas de negócios, como uma forma de aproximação entre os mais de 500 expositores e as comitivas estrangeiras.

Em 2012, a Expodireto recebeu 54 países e nenhuma representação consular. No ano seguinte, foram dois diplomatas e 74 países. Em 2014, o número cresceu para 19 embaixadores, além de representantes de 77 países, com destaque para as nações africanas.

Para o coordenador da Acri, Tarson Nuñez, o aumento das visitas internacionais é um dos resultados das ações da política externa desta gestão. "Esse grande crescimento sinaliza o esforço que o Governo do Estado tem feito através de missões ao Exterior, ampliando cada vez mais a visibilidade do Rio Grande do Sul no mundo" disse, citando Nigéria e Vietnã como exemplos.

De acordo com a Cotrijal, com a expressiva participação de grupos da Alemanha, Polônia, Nigéria, Gana, Espanha, Inglaterra, entre outros, o evento rompe fronteiras, oferecendo ainda mais possibilidades de negócios nos setores de máquinas agrícolas, produção vegetal e animal, agricultura familiar, além de intercâmbio técnico. 
Entre os países de embaixadores que visitam o Estado estão: África do Sul, Nigéria, Síria, Vietnã, Congo, Gabão, Sudão, Costa do Marfim, Mali, Tanzânia, Benim, Burundi, Guiné, Guiné Equatorial, Malawi e Zimbábue. 

Gostou? Compartilhe