Estímulo ao empreendedorismo feminino no Estado

Crédito Lilás pretende estimular independência das gaúchas

Por
· 2 min de leitura
Governo do Estado lança o Dia Lilás, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, no Largo Glênio Peres. Também foi lançado o Crédito Lilás, para estimular o empreendedorismo feminino.Governo do Estado lança o Dia Lilás, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, no Largo Glênio Peres. Também foi lançado o Crédito Lilás, para estimular o empreendedorismo feminino.
Governo do Estado lança o Dia Lilás, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, no Largo Glênio Peres. Também foi lançado o Crédito Lilás, para estimular o empreendedorismo feminino.
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A secretária de Políticas para as Mulheres do Rio Grande do Sul, Ariane Leitão, destacou a importância de estimular a independência financeira e intelectual das mulheres durante o lançamento do Crédito Lilás, nesta terça-feira (11). A atividade aconteceu no Largo Glênio Peres, em Porto Alegre, durante o Dia Lilás, que reuniu os parceiros da Rede Lilás para a oferta de serviços e atendimento às mulheres.

De acordo com a titular da pasta, o enfrentamento à violência contra a mulher passa pela independência financeira, e por isso a importância de mais esta conquista. "O Crédito Lilás busca incentivar o empreendedorismo e a geração de renda", disse Ariane, que recebeu das mãos do presidente do Banrisul, Túlio Zamin, um cheque simbólico no valor de R$ 1 milhão para investir nas mulheres.

"Estamos muito felizes de poder contribuir com este conjunto de políticas através de uma linha de crédito para fomentar o empreendedorismo", ressaltou Zamin, lembrando que os recursos iniciais podem ser utilizados para os mais diversos fins, como aquisição de matéria-prima ou capital de giro. "Esperamos que estes recursos possam ser consumidos muito rapidamente, o que significa que estamos em sintonia com a sociedade", complementou. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Banrisul, o programa RS Mais Igual, a Defensoria Pública do Estado e a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres. 

Dia de comemorar 
Ao longo de toda a terça-feira as mulheres que passaram pelo centro da capital tiveram à disposição diversos serviços gratuitos, como inscrições para cursos, confecção de documentos, encaminhamento para empregos e orientações sobre cuidados com a saúde, além do atendimento às vítimas de violência.

Conforme a diretora do Núcleo de Defesa da Mulher da Defensoria Pública do Estado, Jamile Nehmé de Toledo, um atendimento mais humanizado e o monitoramento das mulheres em situção de vulnerabilidade são de extrema importância, assim como o atendimento multidisciplinar, características da Rede Lilás. "Trabalhamos com a reinserção da mulher, o resgate da autoestima e a consciência dos direitos. Por isso a participação da defensoria neste e em outros eventos é muito importante", disse a defensora. "A informação é uma arma poderosa", concluiu. 

Cadastro no Crédito Lilás 
Para ter acesso ao crédito, é preciso se cadastrar e procurar o Centro Estadual de Referência da Mulher Vânia Araújo (Travessa Tuyuty, número 4, esquina com André da Rocha, Porto Alegre). O Telefone Lilás, 0800 541 0803, um número de utilidade pública, também está disponível. Ainda é possível dirigir-se ao Centro de Referência em Direitos Humanos (Rua Caldas Júnior, número 352, Porto Alegre) ou ligar para o telefone 0800 644 5556. 

O Dia Lilás contou com a participação do Banrisul, Imama, Sine/RS, Tudo Fácil, Patrulha Maria da Penha, Deam Móvel (Polícia Civil), Instituto Geral de Perícias, Grupo Hospitalar Conceição, Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social/Detrab, Defensoria Pública do Estado, Susepe, Conselho Estadual dos Direitos da Mulher e Porto Sol. 

Gostou? Compartilhe