"A 15ª edição da Expodireto já entrou para a história do Rio Grande do Sul e será lembrada como a feira das boas notícias", avaliou o presidente da Emater/RS e superintendente geral da Ascar, Lino De David, referindo-se, principalmente, à consolidação da importância da extensão rural diante das homenagens e prêmios recebidos durante o evento e a reconquista do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social.
Nesta edição da tradicional feira de agricultura de precisão do município de Não-Me-Toque, a Emater/RS-Ascar foi agraciada com o Troféu Brasil Expodireto, promovido pela diretoria da Expodireto/Cotrijal, Sicredi, Icatu Seguros, Rede Pampa e jornal O Sul, na categoria Extensão Rural. "É um prêmio pelo reconhecimento ao trabalho realizado junto ao pequeno produtor rural, que beneficia 250 mil famílias em todo o Rio Grande do Sul", afirmou De David.
Durante a abertura oficial, na segunda-feira (10), o governador Tarso Genro enalteceu a assistência técnica rural gratuita e ainda anunciou um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) gaúcho em aproximadamente 6%, ou seja, quase três vezes maior do que o nacional, que ficou em 2,3%.
"Depois, ainda fomos privilegiados com a presença do governador na Casa da Família Rural da Emater/RS-Ascar, onde pôde conhecer a já tradicional cozinha didática em pleno funcionamento e alguns outros espaços temáticos, como a do turismo rural", relembrou o presidente da Emater. À tarde, outra solenidade de abertura foi realizada com a presença do vice-presidente da República, Michel Temer, representando a presidente Dilma Rousseff.
Nesse mesmo dia, a entidade recebeu sua segunda homenagem, na primeira edição do Troféu Campeador, promovido pela RBS TV, pelo projeto de silos menores, de concreto e baixo custo para armazenagens de grãos nas pequenas propriedades rurais. "Quem recebeu o troféu e a homenagem foi o extensionista Ricardo Martins, pelo projeto executado inicialmente na região de Lajeado", explicou De David.
Logo no segundo dia da Expodireto, veio a notícia mais esperada nos últimos anos por todos vinculados à agricultura familiar: a reconquista do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social pelos próximos três anos. "O certificado dá tranquilidade aos técnicos e ao público assistido em relação à continuidade desse serviço tão fundamental", comemorou o presidente.
No dia seguinte, mais outra notícia digna de manchete: a estimativa da safra das culturas de verão 2013/2014 como a maior da história do Rio Grande do Sul. "Em 10 anos, a produção quase que duplicou, aumentando de 15 milhões de toneladas para 27,5 milhões de toneladas em praticamente a mesma área, o que representa a injeção de R$ 22,9 bilhões na economia", analisou De David.
Para o presidente, são quatro os principais motivos para essa supersafra: acesso a crédito abundante, investimento em tecnologias, mercado aquecido pelos bons preços dos produtos devido à demanda mundial por alimentos e as condições climáticas favoráveis.
Outra homenagem prestada à Emater/RS-Ascar foi feita pela Rádio Uirapuru, por meio do Destaque Inovação. Escolheram a serra móvel apresentada no espaço da entidade durante a Expodireto, que pode ser levada até o ponto onde a madeira tem de ser cortada, agregando valor ao produto e reduzindo a penosidade do trabalho para o produtor.
Durante o 5º Seminário da Agroindústria Familiar, que destacou o crescimento, em apenas três anos, de 200 para 1,7 mil agroindústrias legalizadas no Estado. "Quem é o produtor que vai continuar produzindo na terra?", perguntou De David na abertura da sua fala durante o evento, tratando logo de respondê-la: "aquele produtor que se capacita, investe em tecnologia e beneficiamento da matéria-prima, e ainda acessa as políticas públicas. Assim como já ocorre em várias partes do mundo, o Estado tem o dever de proteger e subsidiar aquele que produz alimentos", concluiu.
O secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, também foi panelista no seminário. "O mundo inteiro começa a reconhecer a importância da agricultura familiar por produzir alimentos para si e para os outros", disse Pavan.
A extensão rural continua sendo destaque na Expodireto nesta sexta-feira (14), dia do encerramento. Uma audiência pública promovida pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, está sendo realizada no Auditório Central do parque. "Tudo isso é resultado de um esforço conjunto dos agricultores, extensionistas, forças políticas e sindicais, preocupadas e envolvidas no trabalho pela melhoria da qualidade de vida do homem do campo. E assim, a extensão rural se firma e faz história em uma data especial e festiva, nos 15 anos da Expodireto", finalizou o presidente da Emater.