Na próxima terça-feira (18) serão conhecidas as empresas que realizarão o levantamento completo de aproximadamente 2,9 mil imóveis pertencentes ao patrimônio gaúcho, entre terrenos localizados em áreas urbanas e rurais. O pregão eletrônico acontecerá às 9h, na Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos (Sarh), localizada na Av. Borges de Medeiros, nº 1501, 2º andar, Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre. A previsão de investimento é de R$ 11 milhões.
Com isso, a Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos (Sarh) dá mais um passo na atualização do cadastro de bens imóveis, que compreenderá levantamento topográfico (área e perímetro do terreno), área do principal conjunto/conglomerado/complexo de edificações, implantação de um marco por imóvel, elaboração de planta baixa e levantamento fotográfico, entre outros aspectos. A iniciativa é inédita e integra o Otimizar, projeto de gestão de ativos do Estado.
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Otimizar
Desenvolvido pela Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos (Sarh), por meio do Departamento de Administração do Patrimônio do Estado (Deape), tem como objetivo a modernização das ferramentas de gestão do patrimônio público, formado por bens móveis e imóveis. A organização e a máxima utilização desses bens públicos são as ações principais do Otimizar, especialmente em relação aos imóveis pertencentes ao Estado.
Implantado em 2011, o Otimizar obteve reconhecimento internacional ao receber U$ 12 milhões do Programa de Apoio à Retomada do Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (Proredes), com financiamento do Banco Mundial (Bird).
Pregão eletrônico definirá empresas para atualização de cadastro de imóveis do Estado
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