Copa 2014: Em caso de neblina, Plano B para Aeroporto Salgado Filho

FAB e Anac decidem que voos serão redirecionados para outras cidades. Passo Fundo é uma das opções

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Responsável pelo constante fechamento do Aeroporto Salgado Filho durante os meses de outono e inverno, a neblina é a principal preocupação da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) durante a Copa do Mundo em Porto Alegre.

Na última sexta-feira, 21, em Brasília, n a apresentação de como será a operação do tráfego aéreo durante o evento nas cidades que vão sediar os jogos, autoridades afirmaram que um plano de contingência foi definido para o caso de condições climáticas impedirem pousos e decolagens de aeronaves no terminal gaúcho durante o Mundial.

Cinco jogos na Copa do Mundo serão realizados de 15 a 30 de junho na capital gaúcha, época que coincide com a maior ocorrência de nevoeiros na região. “A gente não tem dúvidas que este ano haverá o fechamento do aeroporto de Porto Alegre por causa da meteorologia. O que nós estamos fazendo é um plano de contingência para atender essa demanda”, disse o coronel Ary Rodrigues Bertolino, chefe do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) da FAB.

De acordo com a FAB, em caso de fechamento de Salgado Filho os voos poderão ser direcionados para aeroportos alternativos. O principal ponto de apoio para viagens de autoridades, internacionais e domésticas, será Florianópolis, em Santa Catarina. As cidades gaúchas de Caxias do Sul e Pelotass erão alternativas iniciais para voos domésticos, enquanto Passo Fundo pode ser usada para táxi aéreo. A Base Aérea de Canoas, na Região Metropolitana, também servirá ao desembarque de autoridades.

Atualmente, o Salgado Filho dispõe do Sistema de Pouso por Instrumentos Categoria 1 (ILS 1, na sigla em inglês). Apesar de atrasos no cronograma, a Infraero diz que até a Copa já estará operando o ILS 2, que amplia as condições de pouso e decolagem sob baixa visibilidade.

Por estar localizado distantes do Beira-Rio, palco dos jogos do Copa na capital, o Salgado Filho não sofrerá restrições de pousos e decolagens. Em outras cidades-sede, o espaço aéreo ao redor dos estádios será fechado uma hora antes do início dos jogos e mais três horas depois do término na primeira fase. No total, 800 voos serão afetados, segundo a FAB.

Com informações do G1

Gostou? Compartilhe