A abertura oficial da colheita da soja aconteceu na tarde de ontem em Tupanciretã e contou com a presença do governador Tarso Genro, acompanhado do secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Claudio Fioreze e do ministro da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Neri Geller.
De acordo com o governador, depois de um período difícil, o Rio Grande está se recuperando com uma safra extraordinária, que faz alavancar o Estado. Ele ressaltou os programas Mais Água, Mais Renda, que prevê a estabilidade da produção diante das estiagens e destacou que são investimentos fundamentais para vencer os problemas que interferem a produção.
De acordo com a Conab, o RS deverá colher 12,3 milhões de toneladas de grãos nesta safra. A área plantada de 4,8 milhões de hectares é 5,8% superior à anterior. O município de Tupanciretã é responsável por 5% da produção, sendo o maior produtor do Estado.
O ministro da Agricultura destacou a responsabilidade do governo em fazer os enfrentamentos necessários e também fez referência aos programas federais e estaduais de apoio aos produtores rurais. “O Governo Federal liberou R$ 108 bilhões aos agricultores com taxas de 3,5% por meio de linhas de créditos. São avanços importantes nos últimos anos. Teremos um foco muito voltado a abertura de mercado”.
O grande momento vivido nas safras agrícolas e na pecuária se devem “às políticas públicas de crédito, incentivo e parceria com os produtores rurais”, segundo o secretário Fioreze. Ele anunciou melhorias no programa Mais Água, Mais Renda e o lançamento de um programa de energia elétrica no campo, que deve ocorrer dentro de alguns meses.
Durante o evento, o governador fez a entrega de 12 viaturas a Brigada Militar e duas do Corpo de Bombeiros a dez municípios das regiões do Alto Jacuí, Central e Rio da Várzea.