Incentivo para a produção de figos

Irrigação para agricultura familiar incentiva produção de figos na região Norte

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Quem visita Erechim, no norte do Rio Grande do Sul, tem o prazer de encontrar em uma das tradicionais praças da cidade belas bandejas de figos produzidos na região. De segunda a sábado, o produtor Amauri Marqueto leva as frutas colhidas de manhã cedo em sua propriedade na cidade de Jacutinga. A equipe do Estrada Aberta acompanhou a rotina do produtor e testemunhou o sucesso na renda familiar dos Marqueto na região. “Em três horas já não terei mais nada”, disse, de cima da caminhonete que faz a alegria da vizinhança quando chega a Erechim.

Amauri e o irmão, Loreni Marqueto, tocam a produção de figos e soja na propriedade da família há 30 anos. A safra deste ano já contou com a estabilidade do sistema de irrigação conquistado por meio do programa estadual Irrigando Agricultura Familiar, da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR). “Melhorou muito. Agora não temos mais o problema da seca”, salientou Amauri.

Na cidade de Paulo Bento, a 24 km de Jacutinga, outro pequeno produtor comemora a possibilidade de não depender mais das condições climáticas para o sustento da família. Seu Albino Trimageski aumentou a produção do gado leiteiro com a irrigação na pastagem e não perdeu a colheita do milho deste ano. “Eu já tive perda total aqui. Agora está muito bom”, relatou.

Em toda região Norte, 32 municípios foram os mais afetados com a estiagem dos últimos anos. Mas com as políticas de irrigação do Governo Estadual esta realidade está mudando. Ao acessar o programa, os pequenos produtores têm subsídios de até 80% dos custos da implantação dos sistemas de irrigação. Além disso, o projeto técnico que viabiliza o melhor sistema para a propriedade e o tipo de cultura produzida é feito gratuitamente pela Emater-RS. O mais importante de tudo, segundo os produtores, é a garantia de licença ambiental e outorga da água. Segundo o técnico regional da Emater-RS, Rodrigo Burin, os produtores beneficiados devem respeitar as exigências previstas no Novo Código Florestal para extração da água dos rios.  

Gostou? Compartilhe