Será dada a largada nesta terça-feira (15) para a série de palestras do escritor Fabrício Carpinejar sobre bullying nas escolas. A primeira cidade a receber o bate-papo será Gravataí, às 10h, na Câmara de Vereadores. A atividade faz parte do projeto Educar Sem Discriminar, uma parceria das Secretarias da Justiça e dos Direitos Humanos e da Educação junto com o Gabinete Digital do Governo do Estado.
O projeto foi lançado em novembro do ano passado com o objetivo de combater o bullying entre crianças e adolescentes. Carpinejar irá ministrar palestras em escolas de todas as coordenadorias regionais de educação para estudantes de ensino fundamental e médio do Estado.
Entre as ações do Educar Sem Discriminar está também o lançamento do livro Filhote de Cruz Credo, de autoria de Fabrício Carpinejar, em que o escritor conta que foi discriminado por ser considerado feio. A obra transforma em literatura os apelidos e brincadeiras dos quais Carpinejar foi alvo nos tempos de escola. O livro tem ilustrações de Rodrigo Rosa e está disponível gratuitamente neste link.
Segundo pesquisas sobre bullying, o que mais motiva esse tipo de discriminação é a homofobia, o preconceito racial, religioso e de gênero.
Programação das palestras
Abril
Dia 15 - Gravataí
Dia 16 - Porto Alegre
Dia 22 – Guaíba
Dia 23 - Santa Maria, Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul
Dia 24 - Bento Gonçalves e Caxias do Sul
Dia 28 - São Leopoldo e Canoas
Dia 29 - Santo Ângelo, Ijuí e Cruz Alta
Dia 30 – Carazinho, Passo Fundo e Erechim