Aumentam os locais de oferta de pescado no Litoral Norte

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Os consumidores do Litoral Norte terão à disposição, durante a Semana Santa, 34 feiras e 635 pontos de venda de pescado. A expectativa, neste ano, é comercializar 174 toneladas nesses locais, organizados pela Emater/RS-Ascar, prefeituras e associações de pescadores e piscicultores em nove municípios.

O gerente regional da Emater/RS-Ascar em Porto Alegre, Volnei Wruch Leitzke, avalia que o grande número de pontos de oferta de pescado reflete a realidade local, pois, além das feiras, os consumidores também podem adquirir o produto nas unidades de beneficiamento instaladas nas residências dos pescadores e diretamente nas taipas dos açudes.

Outro diferencial do Litoral Norte é a diversidade de pescados disponibilizados, como a tainha, pescada, traíra, corvina, papa-terra, bagre e linguado, além dos crustáceos – camarão e siri - e das espécies cultivadas, como a carpa e a tilápia.

O volume comercializado tem crescido, passando de 100 toneladas em 2012, para 125 toneladas em 2013 e 174 toneladas em 2014. Volnei ressalta que “as vendas na Semana Santa representam para as famílias de agricultores e pescadores artesanais uma renda extra e, em alguns casos, a principal fonte de renda. E não são só eles que saem ganhando, o consumidor tem acesso a um produto fresco, de boa qualidade, de origem conhecida e com preço acessível”, completa Leitzke.

As Feiras do Peixe no Litoral Norte acontecem em Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Cidreira, Imbé, Mostardas, Osório, Palmares, Tramandaí, Terra de Areia. Nos demais municípios, as vendas são nas propriedades e diretamente nas residências de pescadores.

A Emater/RS-Ascar não se envolve somente na promoção das Feiras do Peixe. A instituição tem equipes em 21 municípios do Litoral Norte, que desenvolvem também oficinas de capacitação para elaboração de pratos à base de peixe e repasse de orientações sobre boas práticas de beneficiamento, mutirões para a documentação das famílias e eventos que promovam a discussão e que contribuam para a melhoria da qualidade de vida dos pescadores, como é o caso da Semana da Saúde do Pescador, promovida de 7 a 11 de abril, em Imbé.

Balneário Pinhal
A Emater/RS-Ascar realiza várias ações que contribuem para a organização das famílias, para o acesso ao crédito, a melhoria da qualidade de vida e ampliação da renda das 76 famílias atendidas em Pinhal.

Uma das ações é a organização da primeira Feira do Peixe de Balneário Pinhal, feita em parceria com a prefeitura. O evento está sendo realizado, segundo o técnico agropecuário da Emater/RS-Ascar Lindomar Pereira de Souza, para divulgar a comercialização de peixe no município. São oito famílias trabalhando na feira, com a comercialização de peixes in natura, filés e também gastronomia à base de peixe.

A Feira do Peixe acontece na Praça Central Osso da Baleia, junto com a 16ª Feira do Livro e 13º Chocomel, de 16 a 21 de abril de 2014.

Gostou? Compartilhe