Ciclos de formação por idade em debate

Preocupação dos deputados da Comissão de Educação da Assembleia é com escolas estaduais do interior

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa realizará audiência pública, na terça feira (22) solicitada pelo deputado Ernani Polo (PP), em conjunto com os deputados Mano Changes (PP) e Ciro Simoni (PDT), para discutir a situação dos ciclos de formação por idade, na rede escolar estadual, previsto no projeto de reestruturação curricular das instituições de ensino no campo. Tal medida vem prejudicando o aprendizado em diversas comunidades do interior com grande densidade, onde existem escolas com elevado número de alunos, onde verifica-se que as salas de aula estão ficando numerosas! "Debateremos este relevante tema para encontrar mecanismos que possam avaliar caso a caso a fim de que os jovens permaneçam no campo.  Recebemos diversas solicitações de escolas do interior que enfrentam este impasse e precisamos de uma resolução equilibrada ", diz Ernani Polo. 

Os ciclos de formação são caracterizados da seguinte forma: 1º Ciclo de Formação: Crianças de 6, 7 e 8 anos de idade.  2º Ciclo de formação: 9, 10 e 11 anos de idade e 3º Ciclo de formação: 12,13 e 14 anos de idade. Em muitos casos, a ciclagem produz turmas multisseriadas, comprometendo a aprendizagem.  “Queremos que seja realizado um estudo criterioso para a implementação de procedimentos caso a caso. Precisamos manter as escolas funcionando, mas de uma maneira que permita que os alunos tenham seu aprendizado eficaz.”

A audiência acontecerá na terça feira (22) a partir das 9hs, na Assembleia legislativa. Estão convidados as secretarias da educação, da agricultura, pecuária e agronegócio, do desenvolvimento rural, pesca e cooperativismo; escolas estaduais e municipais, professores e alunos, associações de pais e mestres, Fetag, Fetraf, Farsul, Famurs, Uvergs, AGM e fórum dos Coredes.  

Gostou? Compartilhe