A campanha de vacinação contra a gripe começou nesta terça-feira (22) e vai até o dia 9 de maio. Ao todo, a população-alvo no Rio Grande do Sul soma mais de 3,5 milhões de pessoas. Os grupos prioritários para receber a dose são: crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos; pessoas com 60 anos ou mais; gestantes; mulheres até 45 dias após o parto; trabalhadores da saúde; indígenas e pessoas com doenças crônicas.
Em Passo Fundo, todas as unidades de saúde que possuem sala de vacinação estão disponibilizando a vacina contra a gripe, dentro da campanha nacional de imunização contra a influenza. Já no primeiro dia, a procura foi intensa e foram aplicadas mais de 2.500 doses de um total de mais de 74 mil do público-alvo residente em Passo Fundo.
“É importante que a população tenha a compreensão de que a vacina é benéfica”, comenta o secretário municipal de Saúde, Luiz Artur Rosa Filho. De acordo com ele, com a ampliação dos grupos prioritários, que este ano incluem as crianças de até cinco anos incompletos, a imunização acaba sendo mais eficaz. “Se todas as pessoas que fazem parte do público-alvo se vacinarem, se diminui muito a chance de uma epidemia de gripe, pois o vírus não terá muitas pessoas para contaminar”, salienta.