RS sedia encontro de segurança para Copa

O encontro, último antes do megaevento, discutiu as operações nos Centro de Comando Integrado e Controle (CICC) e os resultados nos exercícios simulados realizados em cada Estado.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Representantes dos doze estados que receberão a Copa do Mundo no Brasil, Polícia Federal e Governo Federal reuniram-se, nesta quinta-feira (24) e sexta-feira (25), em Porto Alegre, a fim de avaliar os planos operacionais do mundial.

“Existe um conceito da operação de segurança que é comum em todos os estados, como áreas de interesse como estádios, Fan Fests e aeroportos. É um conceito nacional, mas que tem peculiaridades em cada Estado e cada Estado está fechando seu planejamento a  partir dos conceitos macro a partir dos conceitos postos para que possamos ter uma operação segura e padronizada em todo o Brasil.”, explicou Cristiano Sampaio, secretário substituto da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos.

O encontro, último antes do megaevento, discutiu as operações nos Centro de Comando Integrado e Controle (CICC) e os resultados nos exercícios simulados realizados em cada Estado. O RS realizou simulou situações de sinistro em estádios de futebol, estação de trem, no palco da Fan Fest ( Anfiteatro Pôr do Sol) e no Centro de Treinamento da Seleção do Equador (Resort Vila Ventura), em Viamão. Já o CICC, orçado em R$ 39 milhões, será inaugurado neste mês.

“Estamos nos preparando e treinando os servidores há mais de dois anos, realizando intercâmbio com outros países e estamos recebendo policiais estrangeiros que acompanharão os torcedores e delegações”, ressaltou o coronel Erlo Pitrosky, secretário executivo da Comissão Estadual de Segurança para Grandes Eventos. Cerca de 6,7 mil servidores da segurança pública passaram por capacitação, que incluía treinamento para uso de novos equipamentos e idiomas.

O Governo do Estado vem realizando intercâmbios com policiais de outros países a fim de se preparar para a vinda de 70 mil turistas estrangeiros esperados. “Faremos um local aqui no RS onde todos os consulados terão um espaço para receber e tirar dúvidas, bem como na Fronteira, pois somos o único Estado da copa com fronteira seca”, completou Pirotrsky.

Os órgãos reunidos no encontro decidiram que serão intensificados os treinamentos de operação dos Centros Integrados de Comando e Controle – cada sede possui um – e as forças de segurança acompanharão e farão testes durante os jogos-teste oficiais da Fifa para Copa. No estádio Beira-Rio, Internacional e Atlético Paranaense se enfrentam no dia 10 de maio. 

Com informações do Governo do Estado

Gostou? Compartilhe