Foi anunciado, na manhã desta terça-feira (29), o primeiro investimento produtivo na América Latina do Suretank Group – líder global em equipamentos de logística de produção para a indústria offshore. Por meio de uma parceria com sócios gaúchos, o grupo inicia no Rio Grande do Sul a operação Suretank América Latina, fabricando em Caxias do Sul contêineres para transferência de suprimentos para poços de petróleo. O anúncio ocorreu na Sala do Investidor, com a presença do secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijnik, e do vice-presidente da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), Aloísio Nóbrega.
O investimento, de aproximadamente R$ 20 milhões na primeira fase do projeto, resulta em 120 empregos diretos e 600 indiretos na cadeia de suprimentos afins. “A Suretank chega em um momento especial, em que a Política Industrial implantada pelo governo mostra resultados e ajudou a fazer do Rio Grande do Sul o Estado que mais cresce no Brasil”, afirmou Knijnik.
A fábrica inicia com capacidade de processamento de 100 toneladas por mês – sendo que a totalidade da produção do primeiro semestre de operação já está reservada. O objetivo é fornecer para todos os mercados da América Latina. “A escolha do Rio Grande do Sul se deu pela sinergia e pelo potencial do Estado, especialmente em termos de mão de obra”, elogiou o CEO da Suretank América Latina, Marco Pfeifer. O faturamento previsto é de R$ 90 milhões ao ano na fase inicial.
A AGDI teve atuação importante na busca por sócios locais, a partir da feira Offshore Europe 2011, em Aberdeen (Escócia). “Será um diferencial importante o Estado contar com a tecnologia e a experiência da Suretank reforçando o setor de equipamentos importantes para a segurança e a logística de transporte de suprimentos para plataformas”, avaliou Nóbrega, que é o sponsor do setor estratégico de Equipamentos para Indústria de Petróleo e Gás da Política Industrial gaúcha.