A 28ª edição da Operação Viagem Segura, realizada neste 1º de maio, feriado do Dia do Trabalho, mobilizou agentes de fiscalização em todo o Estado. O objetivo é coibir os números da acidentalidade, que nos últimos sete anos apontaram este feriado como o mais violento, considerados 30 dias após o acidente.
Esta operação lançou na televisão o segundo filme da campanha educativa focada nas principais causas de acidentes nas estradas, desta vez chamando a atenção para as consequências de ultrapassagens realizadas sem a necessária segurança.
Nos primeiros dois dias da Operação Viagem Segura, foram fiscalizados 33.267 veículos, constatando 3.172 infrações de trânsito e recolhendo 548 veículos e 105 carteiras de habilitação. No que se refere especificamente ao combate da alcoolemia na direção, foram realizados 1.022 testes com etilômetro, que permitiram retirar das vias 80 condutores alcoolizados, dos quais 35 foram enquadrados em crime de trânsito, tendo sido conduzidos a delegacias.
Ainda assim, aconteceram 402 acidentes no período, oito dos quais com vítimas fatais e 153 resultando em vítimas com lesões. O saldo, até o momento, é de nove mortos e 187 feridos.
A Operação Viagem Segura tem como principais parceiros a Brigada Militar e o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Detran/RS e Polícia Civil, sob a orientação do Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito. Também colaboram órgãos de trânsito municipais (EPTC na Capital), Cetran/RS e Famurs.