Encontro debate segurança ao turista na Copa

Os principais pontos de parada dos visitantes estão sendo mapeados

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Integrantes da Secretaria de Turismo (Setur/RS) e da assessoria de Segurança Pública do Estado e Polícia Rodoviária Federal reuniram-se nesta terça-feira (6), em Porto Alegre, para tratar da atenção e segurança ao turistas no período da Copa do Mundo 2014. Os pontos de atendimento ao turista na cidade-sede, que também receberão atenção especial das equipes de segurança, também foram discutidos na reunião.

Conforme a responsável pela pasta da Copa na Setur, Mariana Milani, estão sendo mapeados os principais pontos de parada dos visitantes que chegam ao Rio Grande do Sul pela fronteira com o Uruguai e Argentina. O objetivo é potencializar o atendimento através da distribuição de informações, e disposição de efetivo policial para garantir e proporcionar maior segurança dos turistas até a chegada à Capital. Argentina e Uruguai são os maiores emissores de turistas estrangeiros para o Estado. 

Via terrestre
Em função da proximidade geográfica, existe uma expectativa de que grande parte destes turistas ingresse no RS por via terrestre. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o Governo do Estado vem realizando ações prévias a fim de se preparar para a vinda dos turistas estrangeiros esperados no mundial. No jogo Grêmio X San Lorenzo, no último dia (30), na Arena do Grêmio, a SSP realizou um exercício coordenado como uma das ações preparatórias para a Copa do Mundo. 

O esquema de segurança teve início na fronteira, com fiscalização de veículos e escolta das torcidas. Cerca de 15 ônibus da Argentina fizeram paradas em São Gabriel e Cachoeira do Sul, onde houve reforços da Brigada Militar.

Planos operacionais
Em abril, representantes dos 12 estados que receberão a Copa do Mundo no Brasil, Polícia Federal e Governo Federal reuniram-se, em Porto Alegre, a fim de avaliar os planos operacionais do mundial. Os órgãos decidiram que serão intensificados os treinamentos de operação dos Centros Integrados de Comando e Controle – cada sede possui um – e as forças de segurança acompanharão e farão testes durante os jogos-teste oficiais da Fifa para Copa. 

Gostou? Compartilhe