Sindilat divulga nota oficial sobre Leite Compensado

Nesta tarde, o Sindicato da Indústria de Laticínios do Estado RS (Sindilat/RS), divulgou uma nota oficial apoiando as investigações sobre o leite adulterado

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Nesta quinta-feira, foi desencadeada a 5ª fase da Operação Leite Compen$adoMais de 90 agentes e servidores do Ministério Público, da Receita Estadual, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Brigada Militar, saíram para cumprir 15 mandados de busca e apreensão e três de prisão em 10 cidades do Vale do Taquari e Vale do Sinos.

Nesta tarde, o Sindicato da Indústria de Laticínios do Estado RS (Sindilat/RS), divulgou uma nota oficial apoiando as investigações sobre o leite adulterado. Confira a nota na íntegra:

" O Sindilat/RS, que congrega 36 empresas de laticínios e produtos derivados, condena, com veemência, todo e qualquer tipo de desvio de qualidade no processo de elaboração de alimentos lácteos colocados à disposição dos consumidores. O sindicato apoia investigações criteriosas de órgãos públicos envolvidos na questão, como Ministério Público e Ministério da Agricultura, que buscam coibir fraudes. E, evidentemente, o Sindilat/RS confia nas decisões da Justiça.

A indústria tem envidado esforços no aprimoramento dos seus sistemas de controle, atualizando-os e desenvolvendo novas metodologias em busca de qualidade superior dos produtos. Aliás, esse movimento é feito de forma articulada com a fiscalização. De forma inédita no país, o Sindilat/RS protocolou, recentemente, no Ministério da Agricultura, documento que visa adequar a legislação, aprimorar a sistemática da indústria nos seus laboratórios de recepção de matéria-prima e consequentemente e elevar as garantias de qualidade do produto final.

Alguns pontos que irão aprimorar em muito os processos de qualidade são a coleta de leite cru com contraprova; revisão dos padrões de ESD (Extrato Seco Desengordurado); revisão de metodologias oficiais para maior equivalência entre resultados de laboratórios oficiais e credenciados; validação dos kits rápidos para análises de resíduos de antibióticos; possibilidade de descredenciamento de produtores e transportadores que comprovadamente promoverem fraude.

O Rio Grande do Sul é o único estado brasileiro que aderiu à Instrução Normativa (IN) 62, Federal, que visa beneficiar o setor com a padronização da qualificação da matéria-prima e produto final. Bem como o RS é o único estado que indeniza animais condenados por brucelose e tuberculose.

A indústria, é bom que se diga, também está realizando um trabalho, dentro do escopo do PAS Leite (Programa Alimentos Seguros), de treinamento e sensibilização dos transportadores em relação à sua responsabilidade no processo e que será ministrado pelo Sistema S, coordenado pelo Senai.

Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Estado do Rio Grande do Sul – Sindilat/RS

Porto Alegre, 8 de maio 2014 "

Gostou? Compartilhe