O Governo do Estado promove, de 19 a 25 de maio, a Semana da China no Rio Grande do Sul. O evento, um desdobramento da missão oficial ao país asiático ocorrida em 2013, oferecerá aos gaúchos diversas atividades e representa mais uma etapa no processo de cooperação e aprofundamento de parcerias econômicas, tecnológicas e culturais.
A Semana da China é uma realização do governo estadual junto ao Instituto Confúcio da Ufrgs, com apoio da Prefeitura de Porto Alegre. Envolve três eixos: seminário de negócios; cooperação tecnológica; e programação cultural, com atrações gratuitas.
Mais de 100 chineses virão ao RS, com destaque para as comitivas das províncias de Shandong e Hubei – estado irmão do Rio Grande do Sul – Associação das Indústrias Culturais da China (CCIA) e Ministério da Cultura.
Para o coordenador da Assessoria de Cooperação e Relações Internacionais (Acri), Tarson Nuñez, esta representatividade mostra o interesse da esfera pública e privada chinesa em estabelecer relações com o RS.
“Para nós, esse processo de cooperação é muito estratégico porque o eixo central do progresso mundial está se deslocando para o Oriente. Em breve, a China será a maior economia do mundo, e seu avanço econômico e tecnológico é um exemplo para os que buscam acompanhar o ritmo do desenvolvimento contemporâneo”, avaliou.
Negócios
O seminário “Doing Business in Rio Grande do Sul”, na Fiergs, irá aproximar investidores chineses e gaúchos, abrindo novas possibilidades para atração de investimentos da nação oriental.
Mais de 33 empresas da China estarão representadas nos setores de montadoras, químicos, infraestrutura, tecnologia da informação, energias renováveis, petróleo e alimentos. Entre elas, a YOFC, maior fábrica de fibra óptica do mundo, e a Dongfeng, gigante da indústria automotiva.
“A China deu um grande salto tecnológico nos últimos trinta anos, e poder compartilhar desses avanços é uma oportunidade ímpar para o Rio Grande do Sul. Queremos nos colocar como seu principal parceiro no Brasil e na América Latina. Desejamos que o país seja nossa porta de entrada no Oriente, assim como que o Rio Grande do Sul se torne a ponte de acesso para os chineses no Mercosul”, acrescentou Nuñez.
Na área da cooperação científica, será realizado um seminário direcionado às universidades, parques tecnológicos chineses e gaúchos, gestores públicos e empresas envolvidas com o tema da inovação. O objetivo é construir novas parcerias na pesquisa e desenvolvimento. Entre os convidados, delegações das universidades de Tsinghua (Pequim), Macau e Nanjing.
Cultura
Um dos destaques do eixo cultural é a vinda da Ópera de Pequim a Porto Alegre. O grupo, declarado pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade, reúne música, teatro e dança, além de acrobacias e artes marciais. Serão duas apresentações no Theatro São Pedro, em uma exibição exclusiva no Brasil.
Mostra de cinema, exposições, caligrafia chinesa, sarau elétrico e performances de kung fu também integram o circuito.
“Vamos assinar um conjunto de acordos com empresas líderes mundiais como a Huawei, YOFC e Baidu, que poderão, em um prazo relativamente curto, investir recursos no RS. Nossas universidades vão consolidar processos de cooperação científica e tecnológica e, além disso, vamos proporcionar uma aproximação dos gaúchos à cultura milenar chinesa, gerando um intercâmbio permanente”, destacou o coordenador.
Histórico
A China, segunda maior economia do mundo e em constante crescimento, é o principal parceiro comercial do Rio Grande do Sul, correspondendo a 17% do total comercializado pelo Estado, e vive um momento de expansão do mercado interno, o que abre grandes oportunidades para empresas gaúchas.
O Governo do Estado, em sintonia com os movimentos do Governo Federal, incluiu a China como uma das prioridades de sua política internacional. A missão política e empresarial ao país asiático liderada pelo governador Tarso Genro em novembro de 2013, foi um marco do processo de aproximação com os países do Extremo Oriente, estratégia fundamental para o posicionamento do RS no cenário mundial.
Programação da Semana da China no Rio Grande do Sul
18/05 – domingo
10h - Parque da Redenção – Apresentações de arte de caligrafia, kung-fu e dança do dragão
19/05 – segunda-feira
9h - Usina do Gasômetro - Cerimônia de abertura da Exposição da Associação das Indústrias Culturais da China (CCIA), com assinatura de memorando de entendimento entre a entidade e o Governo do Estado, por meio do programa RS Criativo
14h - Palácio Piratini - Governador recebe vice-cônsul geral da China e delegações da Universidade de Comunicação da China (CUC), Associação das Indústrias Culturais da China (CCIA) e Universidade de Tsinghua. Assinatura de memorando de entendimento entre o Governo do RS e a Província de Shandong
16h30 - Palácio Piratini - Preliminar da cerimônia de abertura com dança dos leões e exibição de mestres de kung fu na rua. Nas dependências, abertura de exposições de fotografia e caligrafia
17h - Palácio Piratini - Cerimônia de abertura da Semana da China no RS com demonstração da arte wushu (kung-fu)
Horário a confirmar – Shopping Praia de Belas – Cerimônia de abertura da Exposição “Terra Natal de Confúcio - Província de Shandong – China” e da Exposição de Pinturas da Academia de Artes e Design da Universidade de Tsinghua de Pequim
20/05 – terça-feira
10h - Fiergs - Seminário “Doing Business in Rio Grande do Sul”
19h - Casa de Cultura Mario Quintana - Abertura do Festival de Cinema Chinês (entrada franca – retirada de ingressos na bilheteria do local)
21h - Bar Ocidente - Sarau elétrico com poesia chinesa com músicos da Ópera de Pequim (atividade com tradutores do chinês para o português - entrada por adesão)
22h - Início da visita de campo da Infraestrutura e carvão
21/05 – quarta-feira
8h30 - Palácio Piratini - Abertura do Seminário de Ciência e Tecnologia
9h - Multipalco do Theatro São Pedro - Workshop da Ópera de Pequim (atividade direcionada à classe artística – disposição das vagas com o Instituto Estadual de Artes Cênicas)
14h - Instituto Confúcio, Campus do Vale da Ufrgs - Ato de celebração do acordo entre o Instituto Confúcio e o Governo do Rio Grande do Sul (FDRH) para ensino do idioma mandarim ao quadro de funcionários públicos
14h - Instituto Latino-americano de Estudos da Ufrgs (ILEA) - Seminário de Língua e literatura chinesa com a professora Marcia Schmaltz, da Universidade de Macau
19h - Casa de Cultura Mario Quintana - Festival de Cinema Chinês (entrada franca – retirada de ingressos na bilheteria do local)
22/05 – quinta-feira
10h30 - Bento Gonçalves - Visita das delegações ao Vale dos Vinhedos
19h - Casa de Cultura Mario Quintana - Festival de Cinema Chinês (entrada franca – retirada de ingressos na bilheteria do local)
21h- Theatro São Pedro - Ópera de Pequim. (entrada franca – retirada de ingressos na bilheteria do local a partir de 12/05. Limite de dois ingressos por CPF)
23/05 – sexta-feira
9h - Local a confirmar - Workshop com mestre de caligrafia chinesa
13h - Local a confirmar - Workshop com mestre de caligrafia chinesa
19h - Casa de Cultura Mario Quintana - Festival de Cinema Chinês (entrada franca – retirada de ingressos na bilheteria do local)
21h - Theatro São Pedro - Ópera de Pequim (entrada franca – retirada de ingressos na bilheteria do local a partir de 12/05. Limite de dois ingressos por CPF)
24/05 – sábado
14h - Multipalco do Theatro São Pedro - Workshop da Ópera de Pequim (atividade direcionada à classe artística – disposição das vagas com o Instituto Estadual de Artes Cênicas)
11h – 17h - Parque da Redenção - Feira chinesa no com culinária típica, danças, kung-fu, arte em caligrafia
25 de maio
11h – 17h - Parque da Redenção - Feira chinesa no com culinária típica, danças, kung-fu, arte em caligrafia
26 de maio
14h - Palácio Piratini - Recepção do governador à delegação da Província de Hubei