Parceria entre políticas públicas e produção

?sltimos destaques foram apresentados no domingo de Expoleite

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Claudio Fioreze, participou, no domingo (18), da apresentação dos últimos destaques do maior evento agropecuário de outono do Rio Grande do Sul, a Expoleite/Fenasul 2014.

Durante a manhã, ocorreu o desfile dos grandes campeões. Fioreze destacou o bom desempenho da feira, que reúne produtores de todo o Estado, e também é considerada a principal vitrine gaúcha do leite, da genética, do aumento de produtividade e tecnologia, segundo ele.

Mais fiscalização

A fiscalização permanente do leite, conforme estudo técnico da Seapa, foi mencionada pelo secretário. Destacou a importância da medida para que a cadeia continue se desenvolvendo como merece, e por se tratar de setor estratégico do ponto de vista econômico e social para o RS.

Das 55 agroindústrias fiscalizadas pelo Estado, três processam mais de um milhão leite/mês. "É necessário que o poder público esteja ainda mais presente, nesse sentido, através do investimento em transporte adequado e a fiscalização permanente".

Políticas para a cadeia produtiva

A separação da defesa e inspeção foi essencial para a segurança dos consumidores, reiterou Fioreze. O Instituto Gaúcho do Leite (IGL) e o Fundoleite vão contribuir com a cadeia, acredita ele. "O IGL, com apoio do Fundoleite, fundo de natureza pública com participação privada, será um marco divisor de águas nessa cadeia produtiva, a exemplo do que ocorreu na cadeia do arroz e da vitivinicultura".

Outros programas como o Dissemina, que já beneficiou 30 municípios gaúchos e deve chegar a 212 até o final do ano, com investimento de R$ 12 milhões, foi lembrado pelo secretário. "A certeza de que o espírito público e de quem quer o bem dessa cadeia vai preponderar, e nos enche de orgulho saber e ver como acontece o trabalho pelo aumento da produção, renda do produtor e renda pública", destacou ele.

Fioreze também mencionou as ações conjuntas com o Ministério da Agricultura (Mapa). "Estamos aumentando a inspeção de produtos de origem animal, sobretudo do leite. Não podemos deixar que meia dúzia de irresponsáveis e de má fé denigram umas das principais cadeias produtivas gaúchas, que envolve 120 mil famílias.”

Infraestrutura do Parque Assis Brasil

No âmbito do Parque Assis Brasil, que sedia a Expointer – maior feira agropecuária da América Latina – Fioreze disse que existem  obras de revitalização em andamento e muitas devem ficar prontas até a Expointer.

"Vivemos um grande momento do agronegócio. Temos muito a agradecer ao homem que trabalha no campo, mas também ao fundamental conjunto de políticas públicas adotado pelo governo".

Gostou? Compartilhe