Representantes de mais de 20 empresas chinesas reuniram-se nesta terça-feira (20), na Capital, com potenciais parceiros gaúchos, em rodadas realizadas durante o Encontro de Negócios China. O evento, que faz parte da Semana da China no RS, ocorreu no Centro de Eventos da Federação das Indústrias (Fiergs).
Na abertura do seminário, o governador Tarso Genro defendeu a integração do Estado com o empresariado chinês. "Que esta relação seja frutífera e nos coloque em um novo patamar de relacionamento internacional. E que, através de intercâmbio comercial, complementariedade produtiva e associação de nossas empresas, possamos tornar nossos povos cada vez mais felizes".
Representando a comitiva chinesa, o secretário-geral adjunto da Comissão de Economia e Informática da Província de Shandong, Wang Zhaochun, apresentou dados gerais da economia local, como a taxa média de crescimento acima de 9% ao ano. "Queremos alavancar as relações econômicas e comerciais entre as duas regiões, apresentando nossas potencialidades e oportunizando parcerias de negócios".
Política industrial
Com a apresentação “Fazendo Negócios no Rio Grande do Sul”, o presidente da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), Ivan De Pellegrin, abordou o perfil econômico e produtivo do Estado e seus diferenciais em alguns dos setores prioritários da Política Industrial. "O Rio Grande do Sul está posicionado estrategicamente para empresas que olham não só para o mercado brasileiro, mas também para o Mercosul e a América do Sul".
De Pellegrin explicou que o Estado vem se destacando no cenário econômico do país - tendo elevado sua produção industrial em 6,8% em 2013 - e "oportunizando que um conjunto bastante amplo de empresas desenvolva sua compatitividade a partir de bases de produção no Rio Grande do Sul".
O secretário de Infraestrutura e Logística, João Victor Domingues, abordou algumas das principais oportunidades de investimentos na infraestrutura do Estado. A programação da Semana da China no RS inclui ainda seminários de língua e literatura, apresentações artísticas e oportunidades de cooperação tecnológica.
Além do presidente da Fiergs, Heitor Müller, o secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijnik, participou do encontro. Informações sobre a Semana da China podem ser conferidas no portal.